DestaqueSaúde

Coronavírus: higiene e cuidados para não contaminar alimentos

Manter a cozinha limpa e adotar outras medidas de higienização são indispensáveis, principalmente neste período de combate a pandemia do novo Coronavírus.  A nutricionista Letícia Tizziani, destaca que não há pesquisas que comprovem a transmissão da Covid-19 por alimentos. Entretanto, evidencia que as embalagens podem ser meios de contaminação se manuseadas por pessoas infectadas. Antes de abri-las devem ser desinfetadas com água e sabão ou álcool em gel.

Recomenda-se também não consumir produtos se as embalagens estiverem abertas. Para evitar o contágio por objetos e superfícies, a orientação é mantê-los limpos, secos e sem resíduos de alimentos. Assim como os ambientes, os utensílios, eletrodomésticos e área de manipulação de alimentos devem ser constantemente sanitizados. “O vírus pode permanecer ativo durante horas ou até dias em móveis, eletros e utensílios”, salienta a nutricionista.

Além de lavar bem as mãos ao preparar as refeições, a higienização de alimentos é fundamental. Para vegetais folhosos orienta-se separar, lavar e remover as folhas danificadas. Após, devem ser deixadas em imersão com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, diluída em um litro de água, de 15 a 20 minutos. Em seguida, os vegetais devem ser lavados novamente com água tratada e corrente. Para frutas e vegetais não folhosos o procedimento é o mesmo.

“Muitas pessoas supõem que o vinagre é eficaz para eliminar bactérias no preparo das saladas. Isso ocorre devido a experiência sensorial que ele causa, pois acredita-se que o condimento tem essa função devido sua acidez. Mas não é verídico. Os alimentos devem ser bem higienizados, o cuidado reflete também na escolha dos sanitizantes – recomendado a base de cloro, pois outras substâncias em sua composição podem ser tóxicas ao organismo”, explica Letícia.

Outro fator indispensável é manter os alimentos refrigerados e aquecidos  sob temperatura adequada, quentes acima de 60ºC e frios abaixo de 5ºC. Para consumir pela segunda vez alimentos cozidos é essencial aquecê-los e evitar deixá-los com vegetais crus, devido ao risco de contaminação cruzada. A nutricionista também reforça a importância da limpeza de recipientes utilizados para o aquecimento.  “É crucial criar essa educação de cuidado e de higiene. O álcool 70%, por exemplo, inativa os vírus em aproximadamente um minuto. São medidas ideais para combater a pandemia e precaver doenças ou contágio por alimentos”.

DTA

De acordo com Letícia, a higiene no manuseio de alimentos é fundamental não somente em época de pandemia. “O combate da Covid-19 exige um cuidado extra. Porém, existem outras Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e podem apresentar sintomas comuns como náuseas, dores abdominais, diarreia, febre e falta de apetite.  O diagnóstico e o tratamento são realizados conforme cada caso. Por isso, as melhores alternativas são adotar medidas de prevenção, beber bastante água e preparar as refeições corretamente”, afirma a nutricionista.

DELIVERY

Para quem não tem tempo de preparar as refeições ou deseja pedir lanche por aplicativo, é recomendado, se viável, optar por embalagens confeccionadas de papel (desde que o mesmo não seja de material reciclado, devido ao risco de contaminação), pois o vírus sobrevive mais tempo em plástico e alumínio. Para ajudar na prevenção de familiares e de trabalhadores ativos em atividades essenciais, é orientado, na medida do possível, o pagamento por App para evitar o contato pessoal. (MB Comunicação).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios