Destaque

Convênio entre Prefeitura e Instituto Saga beneficia pequenas agroindústrias

Sete pequenas agroindústrias de Chapecó serão beneficiadas com um convênio de R$ 59,5 mil assinado na manhã desta quinta-feira (28), na sala de reuniões da Prefeitura de Chapecó, pelo prefeito João Rodrigues, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional Saga, Luiz Clóvis Dal Piva, prefeito de Guatambu e o diretor de Agricultura, Jonas Bringhenti. Também estiveram presentes no ato o diretor executivo do Saga, Morciel de Araújo Faraum e o diretor-secretário Luiz Junior Peruzzolo.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O prefeito João Rodrigues disse que o objetivo do repasse dos recursos municipais ao Saga é apoiar as pequenas agroindústrias. Bringhenti complementou que a intenção da Administração é que as agroindústrias tenham viabilidade econômica, cresçam e se tornem empreendimentos maiores, gerando renda e receita no município. Dal Piva afirmou que o Saga tem cerca de 20 municípios associados e, com o convênio, vai contratar um médico veterinário que será responsável técnico das agroindústrias.

Um dos beneficiados, Carlos Eduardo Kleinubing, disse que há 18 anos produz pescado no Belvedere. A produção atual está em 500 quilos de pescado e 200 quilos de rãs, que são comercializados na propriedade. “Com o convênio e a contratação de um responsável técnico eu vou poder regularizar tudo, abrir um posto de vendas, gerar novos empregos e ampliar a produção em 30 a 40%”, disse. O investimento será de R$ 180 mil.

Outro beneficiado é Neimar Begnini, que produz ovos e conservas de codorna, no Colônia Cella. Ele afirmou que o convênio permite reduzir custos e projetar uma retomada na produção, que caiu uns 30% com a pandemia. “Sem o convênio teria que pagar um salário para o responsável técnico, o que fica difícil diante do aumento dos custos, principalmente porque nossa produção é pequena, é artesanal. A expectativa é que as coisas melhorem com a retomada dos eventos”, destacou.

O secretário de Governo, Thiago Felipe Etges, e vereadores participaram do ato. O vice-presidente da Câmara, Adão Teodoro, disse que o legislativo aprovou o convênio pois ele vai beneficiar as empresas familiares. Entre os beneficiados também estão produtores de queijo.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios