DestaqueEconomia

Consumidor chapecoense está mais cauteloso ao comprar

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chapecoense reduziu no mês de julho em 13,53%, ao passar de 77,57 pontos em junho para 67,07. Esses dados fazem parte da pesquisa do ICC, feita em conjunto pela área de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. Realizada entre os dias 14 de junho e 6 de julho, a amostra foi composta por 111 participantes, por meio on-line.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Para a responsável pelo levantamento, professora Cássia Heloisa Ternus, as incertezas em relação ao futuro podem ter deixado o consumidor mais cuidadoso com o dinheiro e ampliado o sentimento de insegurança. Ela destaca que “esse cenário não é específico de Chapecó, pois o país como um todo passa por condição de instabilidade econômica”. Com o aumento do custo de vida, cita que “o consumidor tem passado a pensar mais antes de decidir gastar ou não seu dinheiro, bem como com o que gastar”.

A redução do índice, conforme indicado no levantamento, foi puxada pela desconfiança dos chapecoenses que possuem até 24 anos (-26,16%), dos homens (-13,27%) e das mulheres (-11,64%). Por outro lado, a variação positiva, ainda que pouco expressiva, foi registrada pelos consumidores com renda até R$ 2 mil (1,89%).

Subíndices e pós Covid

O Índice de Condições Econômicas teve queda de 16,23%, atingindo 60,67 pontos, ante 72,42 de junho, quando houve queda de 5,97%. No Índice de Expectativas de Consumo houve queda de 12,05%, totalizando 71 pontos, números esses que também foram de queda em junho, quando registraram 2,95% e 80,73 pontos.

Quanto à pandemia, no mês de julho 56,36% dos respondentes afirmaram que após o fim do coronavírus pretendem manter algum hábito de consumo adquirido no período, enquanto 10,91% confirmaram que não manterão qualquer novo hábito. Outra parte dos participantes da pesquisa (15,45%) não modificaria qualquer hábito de consumo. Extra Comunica

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios