DestaqueEventosTecnologia

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação trata de inovação e transformação digital

Florianópolis recebeu o desafio é a cidade-sede organizadora do 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021) para o evento online, que inicia neste domingo (18), e segue até o dia 23 de julho. No endereço site sbc.org.br/csbc2021/grade constam as palestras, painéis, currículos dos participantes e outras informações importantes sobre os 25 eventos base e satélite – palestras, debates, cursos, concursos, apresentações de trabalhos científicos e reuniões – organizados por membros da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. O tema desta edição é “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo”. Com o tema proposto, instigará a reflexão de como a parceria entre computação e inovação é a chave para a transformação digital da estratégia, da cultura e dos processos das organizações que utilizam o alcance e o poder dos computadores e da internet.

A coordenação do evento está sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com o apoio da Universidade do Estado de SC (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Os coordenadores, professores e pesquisadores Frank Siqueira (UFSC) e Michelle Wangham (UNIVALI), destacam a importância do evento para a comunidade da computação e a relação atual dos sistemas computacionais com os impactos da pandemia. “As organizações precisaram passar por transformações digitais muito rápidas, mudanças que levavam meses ou anos de intenso trabalho até serem implementadas tiveram que ser feitas de forma forçada e acelerada”, acrescenta a coordenadora. Da mesma forma cita que as pessoas nas suas rotinas, necessitaram se adaptar a essa urgência tecnológica. Além disso, acrescenta Michelle, “a inovação aliada à computação pode reduzir desigualdades sociais, proporcionar melhor qualidade de vida, de forma sustentável e acessível a todos”. O professor Frank acrescenta ainda que essas mudanças que exigem a ação da área da computação precisam ser feitas “de forma responsável, seguindo preceitos éticos, para garantir uma sociedade justa para todos e que permaneça evoluindo constantemente”.

Dos temas do CSBC 2021, destaque para inclusão digital, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), segurança cibernética, indústria 4.0, ensino remoto, governos digitais e atuação profissional em novos contextos da sociedade. Michelle destaca os temas dos painéis relacionados diretamente ao tema central do evento: ensino remoto, contexto da computação na Indústria 4.0, e privacidade e proteção de dados.

O evento é voltado para professores e estudantes de educação básica, de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado de trabalho. “Para os estudantes, o CSBC é uma oportunidade ímpar de ter contato com uma série de assuntos que não são usualmente tratados nos currículos dos cursos universitários” destaca Frank. Já para os profissionais da computação, considera importante em função da “troca de conhecimentos e o estabelecimento de cooperações e parcerias que impulsionam o desenvolvimento científico e a inovação na área”.

Em um mercado com muitas vagas em aberto e empresas recrutando desde as escolas, o Congresso é também uma oportunidade. Segundo Michelle, muitas empresas, em diferentes regiões do país, procuram por profissionais formados e estudantes nas mais diferentes áreas da computação. “Mesmo os alunos que estão no início da graduação têm boas oportunidades. Por conta dessa crescente demanda, é preciso despertar os jovens para o potencial da área e ainda aumentar o interesse e a participação das mulheres”, alerta. O CSBC debaterá questões de gênero na área de tecnologia da informação e mostrará uma série de estudos inspiradores como as ações do programa Meninas Digitais da SBC.

Na programação constam palestras com renomados pesquisadores e a apresentação de trabalhos acadêmicos. Dentre as participações confirmadas está a do presidente da International Federation for Information Processing (IFIP – Federação Internacional para Processamento de Informação) da University of Limerick (Irlanda) e que já atuou como diretor do Laboratório de Engenharia de Software da NASA, Mike Hinchey. Também confirmada a participação da diretora da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), Miriam Wimmer; do cientista-chefe do The Digital Strategy Company e professor extraordinário da CESAR School, Silvio Meira e da professora emérita do Departamento de Informática da PUC-RIO e criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica, teoria semiótica para a Interação Humano Computador, Clarisse Sieckenius de Souza.

Cerca de 900 trabalhos acadêmicos foram inscritos, submetidos à participação nas atividades paralelas. Todos passaram por um rigoroso processo de seleção realizado pelos comitês de programa dos eventos do CSBC. Desses, apenas cerca de 30% foram selecionados para compor a programação do Congresso.

Eventos paralelos – A programação do CSBC 2021 é composta por 25 eventos paralelos, que tratam de diversos aspectos da computação – como teoria da computação (ETC), lógica computacional (WBL), desempenho e integração de sistemas, (WPerformance, SEMISH), redes de computadores (WFIBRE, WPIETF), internet das coisas (SBCUP), redes sociais (BrasNAM), entre outros – assim como das aplicações da computação para as mais diversas finalidades, como pesquisa científica-e-Science (BreSci), governo eletrônico (WCGE) e meio ambiente (WCAMA). O congresso proporciona ainda oportunidades para atualização profissional e complementação da formação dos estudantes da área (JAI, Escola), assim como possibilidades de reflexão sobre o ensino de computação nos vários níveis de ensino (CQ, CQEB, WEI, ENCompIF, WBOC, SECOMU) e sobre a interação da computação com o mercado e a sociedade (COMPUTEC, WICS, WASHES, WIT). Durante o CSBC serão também selecionados e premiados os melhores trabalhos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, realizados no país na área de computação ao longo do último ano (CTD, CTIC).

O CSBC 2021 tem apoio institucional do Floripa Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Florianópolis e SANTUR. Os patrocinadores são NIC.br/CGI.br, Google, Jusbrasil, Itaú, americanas s.a., Loggi, Segware e Méliuz. As inscrições para o CSBC 2021 podem ser feitas pelo site: sbc.org.br/csbc2021/inscricoes

La Via Comunicação

Acompanhe:
– Facebook: https://fb.com/congresso.csbc
– Instagram: https://instagr.am/congresso.csbc
– LinkedIn: https://linked.in/company/congresso-sbc/

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios