Comunidade do Bormann discute saúde

FOTO: Prefeitura de Chapecó

As pré-conferências de Saúde, preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde continuam acontecendo em Chapecó. Na sexta-feira (15), teve pré-conferência no Salão Comunitário do Distrito de Marechal Bormann, reunindo usuários do Centros de Saúde da Família Marechal Bormann, Linha Cachoeira e Goio-em. Nesta reunião teve a participação de 42 pessoas e a eleição de 05 delegados para a etapa municipal.

Outras pré-conferências já aconteceram e reuniram chapecoenses. No Salão Comunitário do bairro Vista Alegre foram reunidos usuários do Centros de Saúde da Família Leste, São Pedro, Santa Maria e Chico Mendes e com a participação de 38 pessoas e a eleição de 07 delegados. A pré-conferência na Unochapecó, teve a eleição de mais 11 delegados para a Conferência Municipal. No Salão Comunitário do bairro Cristo Rei, teve a participação de usuários do Centros de Saúde da Família Belvedere, Sede Figueira, Colônia Cella, Eldorado, Cristo Rei, Norte, Bela Vista e Vila Real, com a participação de 65 pessoas, com a eleição de 11 delegados titulares e 4 suplentes para participar da IX Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 05 e 06 de abril de 2019, no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, Sala Eli Camargo, 2º Andar.

As próximas pré-conferências acontecerão entre os dias 11 e 19 de março aberta para participação da comunidade. No dia 18 (segunda-feira), as 18h30 a pré-conferência será no Salão Comunitário do bairro Universitário e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Sul, Quedas do Palmital, Seminário, Santo Antônio. No dia 19 (terça-feira), as 18h30 a pré-conferência será na Igreja Quadrangular ao lado do Centro de Saúde da Família São Cristóvão e reunirá usuários do Centro de Saúde da Família São Cristóvão, Saic, Jardim América. No dia 20 (quarta-feira), as 18h30 horas a pré-conferência será no Salão Comunitário do bairro Colatto e reunirá os usuários do Centros de Saúde da Família Efapi, Jardim do Lago, Alto da Serra e Alta Floresta. No dia 21 (quinta-feira), as 19 horas a pré-conferência será realizada pelo GAPA – Grupo de Apoio à Prevenção à Aids e Defesa dos Direitos Humanos e Sociais e acontecerá na Escola de Educação Básica Marechal Bormann.

Saiba mais

A IX Conferência Municipal de Saúde será realizada em duas etapas: as Pré-Conferências e a Conferência Municipal de Saúde. A Etapa de Pré-Conferências serão realizadas pela Secretaria de Saúde de Chapecó, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, entidades ou instituições que desejarem apresentar propostas e eleger delegados para a IX Conferência Municipal de Saúde.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

A realização da conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.