DestaqueEconomia

Comércio chapecoense registra menor crescimento entre os setores nos empregos

Em Chapecó, o comércio encerrou maio com o menor crescimento percentual nos empregos entre os setores, segundo dados coletados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia pela área de pesquisa do Sindicato do Comércio (Sicom Pesquisas). Com 1.063 admissões e 1.014 desligamentos, resultando um saldo positivo de 49 novos empregos, o comércio chapecoense chega a 20.309 empregos formais, representando crescimento de 0,24%.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Mesmo tendo saldo positivo no número de empregos, o comércio de Chapecó em maio teve o menor crescimento percentual se comparado aos outros setores, como a construção civil, que apresentou a maior variação percentual, com crescimento de 1,83% e saldo positivo de 126 vagas. O setor de serviços ficou em segundo, com o saldo de 360 novos empregos formados e crescimento de 1,12%. A terceira maior variação percentual foi da agropecuária, e mesmo tendo o menor saldo, de cinco novos postos, registrou aumento de 0,50% no número de empregos. Em sequência a indústria aparece em quarto, com superávit de 85 novas vagas, o que significou variação de 0,28%.

Conforme indica o analista de Pesquisa e Estatística do Sicom Pesquisas, Douglas Júnior Pires da Silva, a chegada do frio e o avanço nas vacinações no município podem ser boas notícias para o comércio. “Primeiramente, a confiança da população pode melhorar na medida em que as idades permitidas para vacinar diminuem, e o Índice de Confiança do Consumidor chapecoense de julho aponta isso, com aumento de 22,81%.” Explica, ainda, que “a chegada do inverno também pode gerar maior busca por roupas mais quentes nas lojas, assim como a volta as aulas presenciais”. Com isso, a expectativa é que o número de empregos no comércio siga aumentando.

De acordo com o levantamento, Chapecó apresentou em maio saldo positivo no número de empregos, com a geração de 625 empregos, com o total de 4.488 admissões e 3.863 demissões. Com esse saldo, o município registrou o número de 90.800 empregos formais, com aumento de 0,69% em relação a abril.

Região do Sicom

Com relação aos municípios de abrangência do Sicom, o mês de maio proporcionou crescimento de 0,72% no número de empregos formais. Com o total de 6.520 admissões e 5.548 demissões, gerou o saldo positivo de 972 novas vagas, chegando à marca de 135.678 empregos na região dos 25 municípios. Os principais saldos de novos empregos na região de abrangência, além de Chapecó, foram em Xaxim, com 106 novas vagas, São Carlos com 64 e Cordilheira Alta com 42. Extra Comunica

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios