DestaqueEsportes

Com grupos definidos, CBF muda formato da Série C: sai mata-mata e entram quadrangulares

A Confederação Brasileira de Futebol acatou, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, uma mudança de fórmula no Campeonato Brasileiro da Série C após oito temporadas.

A primeira fase com duas chaves de dez clubes em cada uma delas está mantida. Mas, na segunda etapa, a competição passa a ter dois quadrangulares para definir os quatro times que terão as vagas na Segunda Divisão. A informação foi confirmada pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior.

 

A proposição do Santa Cruz venceu por 14 a 6. Com isso, os clubes passam a disputar dois quadrangulares – afirmou o dirigente do Santa Cruz.

 

O mata-mata dará lugar a dois quadrangulares, com partidas disputadas em regime de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo decidem o título. Os segundos colocados também garantem vaga para a Série B de 2021, mas sem necessidade de confronto de mata-mata.

Como fica a divisão dos quadrangulares

  • Quadrangular 1: 1º lugar do grupo A; 2º lugar do grupo B; 3º lugar do grupo A; 4º lugar do grupo B
  • Quadrangular 2: 1º lugar do grupo B; 2º lugar do grupo A; 3º lugar do grupo B; 4º lugar do grupo A

Antes dos duelos decisivos, no entanto, os times começam a competição da mesma maneira dos últimos anos. Serão duas chaves com dez times em cada uma delas.

 

O critério de divisão regionalizado também segue como nas temporadas anteriores. Os times das chaves duelam entre si em jogos de ida e volta.

A definição do novo formato partiu de uma proposta liderada pelo Santa Cruz, com participação do Paysandu e Remo. A ideia é diminuir a possibilidade de erros de arbitragem interferirem diretamente no acesso. Uma das maiores reclamações do Papão é referente ao duelo contra o Náutico, que acabou com uma polêmica envolvendo o árbitro.

Estádios menores

Outra mudança no regulamento é em relação à capacidade dos estádios para a segunda fase. Diferente da temporada passada, praças esportivas com capacidade inferior a 10 mil pessoas serão permitidas.

Antigo formato

De 2012 a 2019, a Série C do Brasileiro foi disputada com dois grupos regionalizados de dez equipes. Os duelos eram de ida e volta entre os times da mesma chave. Em seguida, os quatro melhores de cada lado avançavam para uma sequência de mata-mata.

Nas quartas de final, os vencedores já garantiam o acesso à Série B do Brasileiro. Semifinal e final serviam para definir o campeão da competição.

Veja a rodada de estreia da competição

Data: 2/5 ou 3/5

Paysandu x Santa Cruz

Treze x Imperatriz

Manaus x Vila Nova

Ferroviário x Botafogo

Jacuipense x Remo

São José x São Bento

Brusque x Ypiranga

Ituano x Tombense

Boa Esporte x Volta Redonda

Londrina x Criciúma

Confira como fica da grupo da Série C 2020

Grupo A

  1. Botafogo-PB
  2. Ferroviário-CE
  3. Imperatriz-MA
  4. Jacuipense-BA
  5. Manaus-AM
  6. Paysandu-PA
  7. Remo-PA
  8. Santa Cruz-PE
  9. Treze-PB
  10. Vila Nova-GO

Grupo B

  1. Boa Esporte-MG
  2. Brusque-SC
  3. Criciúma-SC
  4. Ituano-SP
  5. Londrina-PR
  6. Ypiranga-RS
  7. São José-RS
  8. São Bento-SP
  9. Tombense-MG
  10. Volta Redonda-RJ

Fonte Globo esporte.com).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios