COLUNA: NA ESSÊNCIA

Júnior Chisté - Psicólogo, Coach, Palestrante, Escritor

As inundações em cada cidade!

Brumadinho fora  inundada pelos dejetos e pela irresponsabilidade de se investir mais na prevenção para poupar vidas, destruir famílias e acabar para sempre com sonhos e legados.
O Rio de Janeiro na última semana foi inundado pelas fortes chuvas e com isso também viu pessoas serem devastadas pelas águas e porque não dizer também pela irresponsabilidade pública.
Estamos vivendo até o ano de 2024 segundo os estudiosos, a década mais quente dos últimos 200 anos, com isso as precipitações, os vendavais e suas consequências serão notórios.
Em Xaxim há também seus fantasmas há muitos anos nesse fator. Chove um pouco a mais, e determinadas ruas e locais simplesmente se transformam em piscinões.
Sobre o gigantesco e ao mesmo tempo vergonhoso buraco, cratera, não sei como podemos chamar o que está à céu aberto há meses, exatamente no centro de Xaxim, é lamentável.
Sei que  foi feito uma licitação e que esta foi prontamente regularizada para que o mais breve possível os trabalhos comecem. Mas nada justifica esse tempo todo  comércio e população convivendo com este cartão e visitas que nenhum município do Brasil gostaria de ter ao menos por um dia.
O fato é que cada vez mais, se o verdadeiro gestor público for visionário, terá que investir em obras de prevenção especialmente onde há infortúnios quando por exemplo chove acima do normal.
Devido ao mal cuidado do ser humano para com o planeta, é tendencioso que tenhamos eventos cada vez mais catastróficos, basta que você perceba as chuvas torrenciais acompanhadas de ventos fortes e não raro com granizo.
Responsabilidade e comprometimento são os adjetivos que mais cabem aos homens públicos, mas como o que dá votos e marketing é deixar máquinas em exposição durante dias em praça pública e não se investe o que deveria se investir por exemplo na Educação que carece, na Assistência Social que padece, na Infraestrutura que corrói especialmente o interior, é simples buscar recursos de deputados amigos e investir no centro das cidades e expor diminutas conquistas que na verdade vem sim para trazer benefícios à população, mas administrador de verdade é aquele que através de inovação, criatividade e muita visão, insere em seu município qualidade de vida, aumenta o poder aquisitivo de sua população, prepara para novos mercados sua população, trás novas empresas e empregos e qualifica especialmente seus jovens.
Prepare-se porque de agora em diante o marketing vai tentar lhe induzir pra te passar uma imagem que determinados governos estão realizando grandes feitos quando na verdade continuam fazendo o óbvio, mostrando o que todo mundo sabe e escondendo o que todo mundo queria ver e sentir, a valorização do ser humano.