Blogs e ColunasNotícias

COLUNA FINANÇAS PESSOAIS: Karini Reckziegel Paranhos

Nome negativado!

Hoje o mercado chega 63,2 milhões, ou seja, 40,4% da população adulta do país com dívidas atrasadas e muitos desses com o CPF negativado. Existem inúmeras causas que levam os indivíduos ao endividamento, as mais corriqueiras geralmente se apresentam por falta de controle sobre o dinheiro, abuso do cartão de crédito, uso do cheque especial, viver de aparências etc. Como também há outros fatores alheios à vontade das pessoas como doenças, acidentes, negócios mal geridos, desemprego entre outros. Excluindo as causas externas, parte dos problemas financeiros tem conseqüência em decisões errôneas, geradas por impulso ou falta de inteligência financeira.

Ter nome limpo sempre é importante seja para o indivíduo conseguir crédito no mercado. Se estiver negativado tudo se dificulta tanto para adquirir crédito ou comprar a prazo no mercado como também muitas vezes para conseguir trabalho.

A melhor saída para esse caso é encarar as dívidas. Fazer um diagnóstico da sua situação financeira, ter consciência de suas entradas e saídas mensais, priorizar dívidas que possa lhe impactar em perda de algum bem ou que contem juros altos. Vale lembrar que mesmo na situação de negativado guardar um valor mensal para realização de sonhos pode ser importante, isso dará uma esperança no fundo do túnel.

Procurar cada credor, veja quanto está devendo, mostre seu interesse em quitar a dívida e  negocie uma forma que conseguirá honrar o pagamento.

Ter dívidas não é um problema, muitas vezes elas são a solução para adquirir um bem de maior valor, como exemplo financiamento da casa própria. Esse modo a dívida passa a ser usada como uma estratégia financeira, porém importante ter a clareza que irá conseguir honrar a mesma.

Há dívidas consideradas saudáveis e outras nem tanto. Temos como dívidas saudáveis a aquisição de bens duráveis, estudos, viagens e tudo que realmente seja um diferencial em sua vida, porém sempre com inteligência financeira.

Já as dívidas consideradas ruins são todas aquelas que são feitas por impulso, pressão da mídia, sociedade ou algo que te leve a comprar sem precisar ou comprar algo que se encontra além de suas possibilidades de pagamento.

Viva bem sempre, porém viver bem é viver dentro de suas possibilidades. Use a inteligência financeira para saber o que comprar e quando comprar.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios