Blogs e Colunas

COLUNA FINANÇAS PESSOAIS: Karini Reckziegel Paranhos

Findando o ano sem dívidas

Focar nas prioridades e manter o foco é essencial quando se trata de fugir do endividamento. Crianças que crescem vendo seus pais agirem com inteligência financeira certamente quando adultos fugirão do endividamento.

Ao findar o ano nos deparamos com as festas natalinas e com ela os presentes. Algumas pessoas tiraram férias nessa época, acontecem às festas de réveillon… Enfim várias oportunidades do dinheiro sair voando de sua carteira.

Nesse período as pessoas que trabalham com carteira assinada recebem seu 13º salário. Pode ser uma época positiva ou negativa, depende da atitude de cada um. A atitude positiva seria aproveitar para quitar dívidas e assim começar o ano novo zerado.

Para findar 2019 sem dívidas e começar 2020 numa boa, ao receber o 13º salário e em certos casos o valor das férias também, o ideal é  primeiro quitar dívidas se houver. Sobrando dinheiro, separar um valor para os gastos de início de ano como IPTU, IPVA, caso tenha filhos as despesas com matrículas, uniforme e materiais escolares, entre outras. Pois com dinheiro na mão poderá pagar a vista e conseguir bons descontos.

Nessa época de final de ano muitas ofertas e promoções tentadoras aparecem, aja com inteligência financeira e fuja de parcelamentos, procure comprar a vista e o que realmente for prioritário, esqueça o consumismo e foque no minimalismo financeiro.

Compreenda que você não precisa dar presentes, se o quiser fazer fuja do parcelamento e programe suas compras natalinas já realizando as compras nos meses que antecedem dezembro.

Essa época do ano é um momento especial para encontrar pessoas que fazem a diferença em nossa vida, em confraternizações onde o presente não é necessariamente o foco do encontro e sim a riqueza do momento que passarão juntos.

Prioridade, foco, determinação, inteligência financeira e minimalismo financeiro são palavras chaves que devem constar em sua vida diariamente para você ter um bom equilíbrio financeiro.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios