Blogs e Colunas

COLUNA EDER BOARO: Perderam o alinhamento moral

Um meio de comunicação tem como responsabilidade entregar os principais acontecimentos do momento para seu público, porém isso só é possível quando o editorial jornalístico procura ter a mínima isenção dos fatos.

Abordo o tema porque o que estamos presenciando nesse ano, especialmente com relação à linha editorial do Grupo Globo, é um festival de mau jornalismo, que ignora fatos positivos do governo Bolsonaro e não preza pela cartilha mínima ensinada nas faculdades de comunicação. Talvez você não tenha assistido nos noticiários, com a ênfase que merece, os avanços que marcam esses dez meses da nova gestão.

O governo federal vem realizando transformações importantes no país e conquistando marcas históricas, como a menor taxa de juros dos últimos trinta anos, a queda do desemprego, a retomada dos investimentos internacionais no Brasil, o recorde na pontuação da bolsa de valores, a nova previdência, a proposição de uma reforma administrativa que visa enxugar a máquina pública e reduzir o déficit público, a queda de 22% nos homicídios, ou seja, mais de 8 mil vidas poupadas, recordes de apreensão de drogas desde o início do ano, o plano de privatização de estatais com previsão de arrecadação bilionária, a inflação mais baixa da história, a reconstrução e entrega, com o apoio do Exército e a um custo muito inferior ao da iniciativa privada, de rodovias abandonadas, dentre outras realizações que já demonstram que o Brasil está no rumo certo.

O que o Jornal Nacional preferiu divulgar essa semana, antes de ouvir o Ministério Público que somente no outro dia teve espaço no programa onde negou tecnicamente a versão, foi o depoimento falso de um porteiro do condomínio de Bolsonaro relacionando o presidente ao assassinato da então vereadora fluminense, Mariele Franco.

A reação de Bolsonaro foi de revolta, em um discurso que, para alguns, mostrou despreparo emocional, porém compreensível nessa situação extrema. Eleito presidente com o apoio maciço da população, Bolsonaro está acostumado a ver seu nome nas mídias tradicionais com notícias negativas ou ilações que lhe denigram a imagem, entretanto, o que vimos dessa vez passou de todos os limites jornalísticos, pois, num crime à segurança nacional, se divulgou uma notícia falsa, sabendo das consequências que o fato poderia desencadear. Eu, que sou crítico de alguns comportamentos do atual presidente, reitero minha solidariedade nesse momento em que a luta pelo poder perdeu, por parte de alguns, qualquer alinhamento moral…

Eder Boaro é instrutor Master Mind e colunista político

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios