Blogs e ColunasPolítica

COLUNA EDER BOARO: A hora de se reinventar

Reconhecidamente o ser humano tem a maior capacidade dentre todos os animais de se adaptar a novas situações, porém, ao mesmo tempo, é o que mais cria resistências a essas mudanças. Isso ocorre pela capacidade de pensar que, ao mesmo tempo em que nos prepara para o novo cenário, também cultiva lembranças. Além disso, o homem tem certas dificuldades para sair da zona de conforto, mesmo que “atravessar o deserto seja encontrar o oásis”. Assim a Bíblia Sagrada relata que aconteceu com Moises liderando os judeus em busca da terra prometida quando, após serem libertados da escravidão por séculos e terem um local para o seu povo, muitos não suportaram a travessia e desejavam voltar às submissões dos egípcios.

Hoje estamos vivendo um momento de transformação com a pandemia pelo Covid-19, que vai nos exigir muita adaptação e resiliência. Talvez seja o evento de maior impacto cultural e econômico da era moderna, superando a grande depressão americana de 1929 e as grandes guerras, uma vez que a globalização aproximou os povos e as tecnologias aceleraram as informações. Tudo isso nos apresenta um cenário em mutação, que será totalmente diferente ao final do processo, basta ver como as empresas tem se adaptado às escalas de trabalho, muitas delas com o chamado home-office, ou o trabalho desde casa, que, após a retomada da normalidade econômica, deverá ser mais recorrente devido a vantagens já percebidas por algumas companhias.

Outro aspecto relevante desse isolamento será o aumento substancial de negócios via internet, oferecendo, em grande escala, o que ainda estava bem abaixo da capacidade da rede. As reuniões via salas de conferências deverão reduzir custos de companhias privadas e órgãos públicos e, quem sabe, ampliar as sessões dos parlamentos, Tribunais de Justiça e outros órgãos colegiados, uma vez que a agilidade apresentada e as experiências durante esse período tem se mostrado eficientes. As mudanças de comportamento dos indivíduos também serão importantes, com uma preocupação maior das famílias com suas reservas financeiras e capacidade de investimentos.

E, assim, em meio a esse turbilhão de notícias ruins, estamos vendo o mundo mudar e o que devemos fazer é focar nossa mente nas soluções dos problemas, pois, se aceitarmos os acontecimentos, dominados pelo medo, perderemos esse momento da preparação. Quem aproveitar a quarentena para sua organização correrá mais rápido quando tudo voltar ao normal…

Eder Boaro é instrutor Master Mind e colunista político

 

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios