Colaboradores do HRO participam de campanha para cuidar da própria saúde

216

Em alusão ao dia 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de combate ao HIV, o Hospital Regional do Oeste, (HRO), de Chapecó, através da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), iniciou nesta segunda-feira uma campanha que segue até dia 29 deste mês. Durante quatro dias, todos os colaboradores da instituição, se assim o quiserem, podem realizar testes rápidos de saúde, que são de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com a coordenadora da Medicina Ocupacional da ALVF, enfermeira Laiza Elma Lermem, os exames são confidenciais, não sendo os funcionários obrigados a realizar. Os testes foram disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. “Nos foram disponibilizados 600 testes para a campanha” destaca a enfermeira.

O objetivo da campanha é garantir a saúde dos profissionais que prestam serviços para recuperar a saúde da população quando buscarem por atendimento hospitalar. “Nós cuidamos de muitas pessoas, é importante nos cuidar também. É muito importante o profissional da saúde estar bem, por isso, nossa idéia é sempre trazer coisas novas e diferentes direcionadas a saúde”, explica Laiza.

Como é Realizado

O teste é realizado através de coleta capilar dos vasos sanguíneos. Através de uma pequena picada num dos dedos da mão, de onde são coletadas algumas gotas de sangue.  Cada teste dura cerca de 15 minutos, desde a coleta até apresentar o resultado.

Informações e fotos Relatecc