Maria Laura Santin Klein, 20 anos, de Chapecó (SC), foi a única catarinense a tirar nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023. A estudante conta que quando estava fazendo a prova e leu que o tema da redação era: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” ficou assustada. Porém, passada a adrenalina inicial, respirou fundo, leu com calma os textos-base e elaborou sua redação. “[Esse é] um tema bem atual e bem relevante. Eu saí da prova confiante de que tinha ido bem, mas definitivamente não esperava [tirar] a nota máxima”, afirma. Conforme reportagem do SCC10.
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS
Em 2023, Maria Laura foi a única estudante catarinense a tirar nota 1000 na redação do Enem, a pontuação máxima. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados individuais da prova na terça-feira (16) e constatou que, em todo o Brasil, apenas 60 estudantes atingiram nota máxima. “Antes de conseguir abrir o resultado eu vi que só tinha um [nota] 1000 em Santa Catarina e nunca nem passou pela minha cabeça que seria eu”, lembra.
A estudante chapecoense concluiu o Ensino Médio em uma escola particular de Chapecó em 2021. Desde então passou a dedicar-se exclusivamente ao cursinho preparatório para vestibular. A primeira vez que ela fez o Enem foi em 2020, quando cursava o segundo ano do Ensino Médio. Ao todo, foram quatro provas do Exame Nacional e suas notas na redação sempre foram altas: 880 em 2020; 940 em 2021; 900 em 2022; e finalmente a nota 1000 em 2023.
“Minha preparação foi muito intensa. Foram dois anos [após concluir a escola] estudando até 10 horas por dia, seja em casa ou no cursinho, e fazendo muitos simulados para me preparar pro dia da prova. Eu fazia uma ou duas redações por semana e sempre entregava para a correção”, conta. “Eu ainda não tinha escrito nenhuma redação abordando esse mesmo tema, mas ter praticado temas semelhantes com certeza me ajudou muito no dia do Enem”, concluiu.
Coleção de aprovações em Medicina
Ter sido a única catarinense com nota máxima na redação do Enem não foi a única boa notícia recebida por Maria Laura nos últimos meses. Em 2023 ela colecionou aprovações em vestibulares.
Ao todo, foram seis, todas para o curso de Medicina: Centro Universitário Campo Real; Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidade de Passo Fundo (UPF); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Do portal SCC10/SBT