A região de Chapecó saiu do nível gravíssimo na matriz de risco para Covid divulgada pelo Governo do Estado neste sábado (24). Com isso a cor deixa de ser vermelha, que é gravíssimo, para grave. Com isso algumas práticas esportivas, como nos campos de futebol, estão liberadas.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!
Desde janeiro a região estava em vermelho no mapa. “Melhoramos graças ao empenho, à dedicação de todos e às políticas públicas adotadas pelo governo municipal”, disse o prefeito, João Rodrigues.
O mapa de risco leva em conta a transmissibilidade, monitoramento de casos investigados e ocupação de leitos.
Chapecó, que chegou a ter 5,5 mil ativos e 351 pessoas internadas nas UTIs e enfermarias dos hospitais públicos e privados, além do Centro Avançado de Atendimento Covid, neste sábado tinha apenas 346 ativos e 151 internados. O HRO está com 90% de ocupação, com 37 pacientes de Chapecó e 57 de outros municípios. Aliás, o hospital recebeu pacientes de outras regiões, num movimento inverso do que a região viveu em fevereiro e março. Na enfermaria do HRO a ocupação é de 55%, com 18 pacientes de Chapecó e 12 de fora.
O hospital privado também tem reduzido o número de leitos pela queda de demanda.
Com a melhora no mapa de risco, algumas práticas esportivas acabam sendo liberadas. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, o principal impacto é nas sedes e campos de futebol, que passam a ter permissão de funcionar.
Já a prática em ginásios e ambientes fechados, está liberada com 50% da capacidade.
Outras atividades como eventos sociais, palestras continuam restritas pelo decreto estadual.