DestaqueTecnologia

Chapecó recebe o Selo Signatário 2024 ODS pelas práticas de desenvolvimento sustentável

A Prefeitura de Chapecó recebeu recentemente o Selo Signatário 2024 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que significa que o município cumpriu com os compromissos de adesão em 2023. ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.

Os principais pontos atendidos por Chapecó foram os seguintes:
ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 6 – Água Potável e Saneamento Básico
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 9 – Indústria Inovação e Infraestrutura
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
ODS 16 – Paz Justiça e Instituições Eficazes
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

De acordo com a vice-presidente do Comitê Local ODS e gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Graciela, Heckler, o Programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável reúne várias ações que contemplam os objetivos ODS.

“A Administração Municipal desenvolve muitas ações que contemplam o tripé da sustentabilidade, que são as questões ambiental e econômica. Uma delas é a troca de resíduos orgânicos em troca de mudas de flores do Horto Municipal, dentro do programa Harmoniza Chapecó. O reaproveitamento de galhos da poda urbana, que são triturados, para o plantio de flores nas rotatórias e outros espaços urbanos é outra ação positiva”, disse Graciela.
Na área de educação ambiental tem a Gincana Recicla e o Projeto Eco + Chapecó, em parceria com a Unochapecó.

Outro trabalho é a orientação e apoio às Associações de Catadores. O programa Frentes de Trabalho contempla a questão de oportunizar capacitação e bolsa para pessoas que estão desempregadas. O combate à evasão escolar é uma ação que está dentro do objetivo Educação de Qualidade.

O desassoreamento de rios e córregos, amenizando alagamentos, também cumpre os objetivos acordados.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios