DestaqueGeral

Chapecó engajada na Semana Lixo Zero

Até esta quarta(23), a comunidade chapecoense inscreveu no site oficial da Prefeitura 77 ações sustentáveis, isso quer dizer que pelo menos 30.316 pessoas terão contato direto com alguma atividade Lixo Zero, até o próximo domingo (27).

Ações que atendem os princípios Lixo Zero estão acontecendo em vários cantos da cidade. Promovidas pelo poder público municipal ou não, as atividades acontecem em empresas, escolas, condomínios, entidades, universidades, Câmara de Vereadores, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias, bairros, loteamentos e diversos espaços públicos.

A Semana Lixo Zero é uma plataforma de mobilização, composta por diversas atividades como exposições, rodas de conversas, oficinas de compostagem, mutirões de limpeza, palestras, feiras e bazares. O evento acontece em todo o Brasil no mês de outubro. Por meio da Lei Nº 7.241, o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon instituiu a Semana Municipal do Lixo Zero. Neste ano, ela acontece de 20 a 27 de outubro.

Alguns destaques do que já aconteceu 

No primeiro dia, 20 de outubro, a Avenida Getúlio Vargas ficou fechado para os carros das 14h às 18h, e aberta para a comunidade expor ações Lixo Zero, se divertir e se sentir parte da programação. E desde segunda (21) várias atividades acontecem de forma simultânea, conforme programação. Na Cidade do Idoso, por exemplo, foram retirados de forma definitiva todos os pratos e copos descartáveis das 250 refeições servidas diariamente na cozinha comunitária. Nas Unidades de Saúde, acontecem conversas sobre Lixo Zero na sala de espera, e foi reforçado o descarte adequado de medicamentos vencidos e perfurocortantes.

RETIRADA dos descartáveis da cidade do idoso

320 agentes de saúde e de endemias, que são as pessoas que diariamente tem contato com os moradores, em suas casas, receberam capacitação sobre os princípios Lixo Zero. Na Câmara de Vereadores, aconteceu a primeira sessão Lixo Zero e as todas as lixeiras foram retiradas. Nas escolas, são feitas intervenções artísticas, rodas de conversa e teatros sobre a temática. E duas Associações de Catadores da região Leste (bairro São Pedro) receberam empilhadeiras elétricas, equipamentos que otimizam o espaço nos barrações e agregam valor aos produtos.

Para o encerramento está marcada uma caminhada ecológica, que saíra de cinco pontos de Chapecó, às 8h: Unoesc, Complexo Verdão, Monumento Centenário (Loteamento Avenida), Parque Palmital e Praça da Liberdade, no Presidente Médici. O ponto de chegada será o Ecoparque.

RODA de conversa EBM Sereno Soprana

Segundo o Prefeito, Luciano Buligon, as pessoas são os principais protagonistas deste momento. “O Lixo Zero vem provocando uma verdadeira revolução ética em Chapecó, com mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes. Sabemos que temos desafios, mas estamos muito felizes com o engajamento da sociedade. Neste domingo, a comunidade precisa se sentir parte e conhecer as ações sustentáveis que transformam vidas e mudam histórias em Chapecó”, acrescentou.

 Semana Lixo Zero

A Semana é um instrumento de política pública socioambiental que tem como objetivos:

I – proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Município, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, iniciativa privada e população em geral;
II – fomentar a economia solidária e a inclusão social;

III – propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos;
IV – promover ações educativas e de conscientização sobre a temática;
V – incentivar o consumo consciente;
VI – realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, bem como ações coletivas de limpeza em espaços públicos do Município;
VII – disseminar e proporcionar a produção científica e acadêmica.

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

  • Ética: de responsabilidade das pessoas;
  • Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;
  • Eficiente: separação correta;
  • Visionária: visão sobre o futuro.

Programa Lixo Zero Chapecó

Com o lançamento do Programa Lixo Zero, em 12 de fevereiro de 2019, Chapecó se desafiou a ser Lixo Zero até 2030, alcançando o desvio de 70% dos resíduos secos ao aterro sanitário; além de induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. A meta da Prefeitura de Chapecó é ainda mais ousada: ser Lixo Zero até 2020.

De lá pra cá, um cronograma intenso de ações foi elaborado e vem sendo executado e avaliado, com o acompanhamento do Instituto Lixo Zero Brasil e do Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS). “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o Prefeito, Luciano Buligon.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios