DestaqueEconomia

Chapecó é 35º do Brasil em ranking de competitividade e 6º no funcionamento da máquina pública

Chapecó está entre os municípios mais competitivos do Brasil e um dos melhores em Funcionamento da Máquina Pública, segundo Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública e divulgado na quarta (24), pelo Observatório Fiesc.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O município de Chapecó ficou na 35ª colocação geral entre 411 cidades com mais de 80 mil habitantes. No estado ficou em sétimo lugar. A cidade subiu 33 posições em relação ao estudo de 2020.

No critério Telecomunicações a Capital do Oeste ficou em 5º lugar do Brasil. Neste aspecto são levados em conta o acesso à telefonia e internet banda larga.

Chapecó também se destacou no Funcionamento da Máquina Pública, ficando em 6º lugar no Brasil, onde são avaliados critérios de qualidade da informação contábil e fiscal, custo da função administrativa, custo da função legislativa, tempo para abertura de empresas, qualificação do servidor e transparência municipal.

O município foi destaque também na Inserção Econômica, ficando em 7º lugar, pelo crescimento dos empregos formais.

O município ficou em 9º lugar na saúde, que leva em conta a cobertura vacinal, cobertura da atenção básica, cobertura da saúde suplementar e atendimento pré-natal.

No total foram avaliados 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos, dentro das dimensões Instituições, Sociedade e Economia.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a boa colocação é fruto do trabalho que a Administração Municipal vem realizando, com o apoio da sociedade civil.

“Fico feliz e honrado em ver que estamos entre os seis melhores do país no funcionamento da máquina pública. Tomamos medidas de redução de secretarias e cargos para reduzir os gastos, temos servidores qualificados em suas áreas e adotamos práticas de desburocratização para facilitar o acesso aos serviços públicos. Também incentivamos o empreendedorismo e estamos investindo em infraestrutura. Na saúde fomos considerados exemplo par ao Brasil no combate à Covid e temos altos índices de vacinação. Cuidamos da nossa gente e também da economia. E estamos trabalhando intensamente para que nossa cidade seja cada vez melhor”, disse Rodrigues.

O estudo pode ser conferido nos seguintes links:

https://observatorio.fiesc.com.br/publicacoes/rankingclpmunicipios

https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SC/chapeco/geral/ranking-geral

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios