DestaqueEconomia

Chapecó define segmentos turísticos prioritários para o desenvolvimento

Negócios e eventos; esportivo; náutico; rural, ecoturismo e cultural são os segmentos turísticos prioritários para o desenvolvimento do setor no município de Chapecó, no oeste catarinense. As definições consideraram a movimentação atual do fluxo turístico, a oferta existente e os potenciais identificados. Essas informações constam no Plano Estratégico de Turismo entregue, nesta semana, à Administração Municipal. A iniciativa é do Sebrae/SC e faz parte do Programa Cidade Empreendedora.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O documento de 241 páginas estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade e tem como desafio fortalecer as características intrínsecas ao destino, tornando-o diferenciado e competitivo, além de constituir um processo contínuo de tomada de decisões, flexível e, necessariamente, participativo. Contribuíram na elaboração representantes dos setores público e privado, além da comunidade local.

O planejamento ocorreu por meio de seminários do Grupo de Trabalho e dos sub-grupos por segmentos turísticos. Ao todo foram nove encontros presenciais e cinco virtuais para avaliar, discutir e propor soluções que pudessem ser executadas pelo poder público, pelas comunidades e pela iniciativa privada. As etapas do documento compreendem caracterização do território; análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área turística; estudo do quadro institucional do setor; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégia de desenvolvimento turístico, plano de ação, avaliação e monitoramento.

De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, com o levantamento é possível planejar a atividade desde a sua estruturação inicial até o processo de gestão, além de dimensionar ações com maior precisão. “Com o diagnóstico é possível realizar uma leitura clara sobre a situação atual do município em termos de oferta de produtos, atrativos potenciais, equipamentos e serviços com uma avaliação dos aspectos internos e externos que interferem no desenvolvimento da atividade”, explicou Karla. Silvia complementou que o documento instiga as pessoas para que conheçam melhor o município. “Chapecó é muito mais do que apenas a capital do turismo de negócios e possui belíssimos atrativos naturais e culturais. Parabenizamos o gestor por sua coragem, afinal, mesmo o município tendo mais de 100 anos, esse é o primeiro planejamento do setor”, enfatizou Silvia.

De acordo com o prefeito, Luciano José Buligon, o Plano Estratégico de Turismo é uma iniciativa importante, para que as próximas ações públicas de desenvolvimento do turismo local sejam planejadas com foco nos eixos principais. “A construção ocorreu de forma democrática, com a participação de entidades, poder público e os empreendedores do setor com um resultado muito positivo. O outro estudo, que é o Plano de Marketing, servirá de base para divulgação das atrações chapecoenses e impulsionará ainda mais este setor da economia que sofreu muito em 2020, mas que tem muito para crescer ainda”, enalteceu ao agradecer o trabalho da entidade nos últimos anos. O Plano de Marketing, também elaborado pelo Sebrae/SC, será entregue nos próximos dias ao Poder Público. (MB Comunicação).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios