Geral

Ceom recebe prêmio estadual para conservação do acervo

Em tempos de velocidade da informação e comunicação instantânea, muitas vezes percebemos que nossa memória não é suficiente para guardar tudo o que temos acesso. Se pensarmos em um período de 100 anos, a situação fica ainda mais complicada e muitas informações são perdidas. Desde 1986, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó desenvolve ações com o objetivo de preservar os conhecimentos sobre o passado da região e difundi-los para as gerações atuais e futuras. Trata-se de um trabalho especializado e contínuo, com diferentes tipos de materiais sobre épocas distintas.

Neste ano, o Centro vai desenvolver uma série de atividades voltadas à preservação do acervo e sua comunicação, por meio do projeto ‘Patrimônio material documental e arqueológico do Oeste catarinense: restauro e conservação do acervo do Ceom/Unochapecó’, que foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Patrimônio Cultural, do ‘Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura’, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura.

A coordenadora do Ceom e responsável pela proposta, professora Mirian Carbonera, considera a aprovação do projeto um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido por mais de três décadas. “Neste período o Ceom foi reunindo um acervo muito importante para estudar a história da região, que dá subsídio para muitas pesquisas. O projeto vai custear várias ações para proporcionar maior durabilidade ao acervo e contribuir para que a população tenha acesso a ele”.

Para tornar a história, o patrimônio cultural da região e os acervos salvaguardados pelo Ceom mais conhecidos, serão produzidos materiais impressos e uma exposição itinerante, ambos voltados para a região Oeste de Santa Catarina. Como forma de envolver a comunidade, o material didático, que será um dos resultados do projeto, será produzido em parceria com o professor Gerson Witte e os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Chapecó, assim como a exposição itinerante contará com a participação do Museu Almiro Theobaldo Müller, de Itapiranga.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios