Iniciativa de dois sindicatos filiados foi encampada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a finalidade de defender, perante o poder público municipal, a criação de projeções viárias para a cidade. A intenção é de otimizar a ocupação de espaços próximos à cidade e, ao mesmo tempo, permitir a expansão das chamadas vias estruturantes, como as avenidas Getúlio Vargas, Fernando Machado e Nereu Ramos.
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Esse assunto foi apresentado na última reunião do Centro Empresarial, através de estudo desenvolvido pelo Sindicato da Habitação (Secovi/Oeste) e pelo Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon). Após a apresentação, foi aprovado que o CEC passa a encampar a iniciativa devido à importância para o desenvolvimento urbano e que serão feitos encaminhamentos perante o Executivo e o Legislativo de Chapecó, já que haverá interferência no Plano Diretor do Município. Para o presidente do Centro Empresarial, Ricardo Urbancic, o estudo do Secovi e do Sinduscon, além de organizar as projeções viárias da cidade, “está em conformidade com documento que foi apresentado pelo CEC na última eleição municipal e que defende que seja pensado o futuro do município mediante estratégias de longo prazo, inclusive quanto ao crescimento urbano de forma ordenada”.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
O estudo técnico realizado tem como finalidade colaborar com a administração pública na projeção das principais artérias urbanas de Chapecó. Com isso, contribui para evitar o surgimento de ilhas que ocupem áreas onde não há zoneamentos e que depois possam impedir a expansão de vias urbanas. Para o Secovi e Sinduscon, são necessárias regras para que não sejam ocupadas áreas que possam, futuramente, estar envolvidas na projeção viária.
Em termos práticos, o estudo orienta para o uso adequado de espaços de forma que não ocorra interferência na expansão de vias. É o caso das continuidades da Avenida Getúlio Vargas, nos sentidos sul, em direção a Marechal Bormann, e norte, no rumo da BR-282, e da Ernesto José De Marco (antiga Araras) no sentido do novo Contorno Viário Extremo-Oeste, bem como de intersecções com a São Pedro e a Atílio Fontana.
No mapa das projeções viárias estão 10 quadrantes, que vão da Colônia Cella até a cidade e seguem na direção de Marechal Bormann, bem como às saídas para Seara e São Carlos. Na proposta há previsões para o estabelecimento de vias de 18, 20, 25 e 40 metros de largura. Nesse sentido, também foram considerados fatores como contornos viários, cursos d’água e estradas municipais.