EducaçãoGeral

CEIM do Comércio realiza projeto sobre os 103 anos de Chapecó

O mês de agosto é muito significativo para os chapecoenses, pois é o aniversário da cidade. Todos os anos o Ceim do Comércio, desenvolve um projeto institucional onde as crianças ampliam o conhecimento, investigam e ensinam sobre a cidade de Chapecó. Dando continuidade a este trabalho anual, neste ano atípico, de afastamento escolar e de atividades não presenciais, não poderia ser diferente. Então o Ceim propôs um trabalho em parceria entre famílias, crianças, professores e gestão escolar, um dando suporte para o outro.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A proposta do CEIM é que durante todo mês de agosto todas as turmas da escola, desenvolvessem experiências e vivências relacionadas ao aniversário de Chapecó, onde cada professor de acordo com seu grupo etário de trabalho irá elaborar planos de ação e slides, seguindo tema geral Chapecó 103 anos. O projeto está sendo desenvolvido com Bebês (04 meses a 02 anos), Crianças Bem Pequenas (2 a 3 anos) e Crianças Pequenas (04 a 06 anos). Foram muitas as atividades propostas. Para os Bebês, foi sugerido as famílias a caminhar com o bebê, no pátio da casa ou condomínio, observando a natureza em volta: flores, árvores, insetos e animais. Depois desse momento de observação aconteceu a coleta de folhas nos mais variados estados (secas, verdes, quebradas, molhadas, secas etc.) e com as folhas coletadas a família e junto com seu bebê, colassem as folhas no barbante e amarrando-os no cabide. Depois de pronto, a família pendurou o cabide a uma altura adequada para que o bebês pudesse alcançar e brinque com as folhas, passe as mãos, sinta as diferentes texturas e ouça os diferentes sons que elas produzem.

Com as crianças Bem Pequenas foi encaminhado que a família convidasse a criança para passear em algum lugar próximo a sua casa, no quintal, conforme suas possibilidades e mantendo as medidas de segurança. Durante o passeio, a família incentivou a criança a observar a paisagem, o percurso, conversando com ela sobre suas percepções e também para que a criança recolha alguns elementos naturais (pedrinhas, gravetos, folhas, sementes) que encontrar pelo caminho. Após chegar em casa, indagar a criança sobre o que observou, quais sensações teve, quais materiais encontrou e registrar essa observação através de desenho e na sequencia fazer uma criação artística como: bonecos (representando a família) e animais de graveto, casinha com as pedras, mandalas com sementes, folhas, deixando a criança expressar-se de forma livre.

Já com as crianças pequenas foi desenvolvido o projeto “OBSERVAR CHAPECÓ DA SUA JANELA”. Neste projeto a família deveria acompanhar a criança até uma janela da sua residência, mostrar e conversar com ela sobre o que observam e ouvem, prestando atenção ao mundo que nos cerca. Um chamado para olhar cada cor, traço, gesto, objeto e bicho e tirar umas fotos do que observam da sua janela e através de um relato, escrever o que a criança observou. Depois fazer a seguinte pergunta a criança: “Se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas, o que você gostaria de ver através dela?” A família escreveu o que a criança relatou e depois do relato a criança registrou através de desenho. O projeto encerra no final do mês.

De acordo com a Gestora do Ceim do Comércio Andréia Severgnini Bonan esse ano os desafios estão nos motivando a inovar. “Pensamos em desenvolver estas experiências, para além de seu principal objetivo, que é o projeto institucional anual, por estarmos num momento diferenciado e atípico. Buscamos com essas vivências sensibilizar as famílias para o “olhar” da simplicidade do que é significativo no cotidiano, afirmando a potencialidade da contemplação do belo da nossa Chapecó, através da visão da criança”, comentou.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios