Geral

Campanha de associativismo destaca importância da contribuição ao coletivo

A contribuição de cada empresa para fortalecer o associativismo e a representação de cada segmento levaram três federações de indústrias do Sul do país a uma campanha específica, juntamente com sindicatos filiados. Participam dessa iniciativa a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Federação das Indústrias do Paraná. Entre os sindicatos que se associaram nessa ação está o Simec, que representa o segmento das indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico em 34 municípios da região de Chapecó.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Um dos argumentos da campanha é de que os empresários não estão sozinhos para resolver os problemas coletivos e identificar riscos e as oportunidades, porque sindicatos e federação auxiliam na defesa de interesses da categoria. Também cita funções relevantes dos sindicatos empresariais, como o encaminhamento de negociações coletivas como as convenções e acordos de trabalho. Para o presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó, Nei Roberto Hermes, se o empresário agisse por conta própria deixaria de dispor da força coletiva.

 Entre os benefícios que a atuação conjunta de federação e sindicatos representa estão a orientação e assessorias técnicas, a realização de pesquisas e análises, a disponibilidade de consultoria jurídica, convênios, capacitações e eventos, além do apoio no monitoramento de projetos, leis, regulamentos e normativas. As empresas associadas também podem acessar, em condições especiais, as soluções do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A campanha ainda motiva o empresário para que reflita o quanto o sindicato promove e defende as indústrias. Como exemplo cita a crise gerada pela pandemia do Covid-19, que obrigou à busca de soluções e levou a viabilização do trabalho da indústria com segurança, como fizeram a Fiesc e o Simec. Destaca que “quando todos contribuem custa pouco para cada um”. Extra Comunica

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios