Educação

Câmara Regional de Educação se reúne nesta terça

A Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação promove reunião nesta terça (24), das 10h às 12h, na sala da vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na avenida Getúlio Vargas, 150-N. Será feita apresentação das diretrizes da responsabilidade social da FIESC, apresentados dados educacionais da região e compartilhamento de informações sobre o ensino médio.

Neste ano, o Movimento SC pela Educação tem como estratégia atuar por meio de projetos específicos para cada região do Estado, além da participação ativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc), da Federação da Agricultura do Estado de SC (Sistema Faesc/Senar) e da FIESC.

Os temas que norteiam as atividades são a escolaridade e a qualificação do trabalhador. No início do ano, os integrantes da Câmara de Educação discutiram projetos prioritários para o Oeste alinhados a esses dois focos de atuação. Em SC, 39,1% dos trabalhadores da indústria ainda não têm a educação básica (ensino fundamental e médio) concluída.

O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, lembra que o propósito do Movimento é a educação para o mundo do trabalho. “Ao elevar a escolaridade do trabalhador, aumentamos também a geração de riqueza, a remuneração e o movimento econômico. O avanço tecnológico e as constantes mudanças no perfil da indústria e de todas as atividades econômicas exigem um trabalhador cada vez mais qualificado”, comenta.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

Iniciou tendo como tema central a mobilização da indústria para a elevação da escolaridade dos trabalhadores. Nos anos seguintes, as temáticas foram relacionadas a família, jovens, gestão escolar, professores e educação integral. Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.  

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios