DestaqueSaúde

Brasil registra primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro

O Brasil registrou o primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a infecção no animal de 5 meses, nesta terça (23). O dono do cão era morador de Juiz de Fora (MG) e acabou passando a doença para o pet.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

A SES-MG informou que o paciente apresentou os sintomas da doença no último dia 3. No dia 8, procurou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), quando foi coletada amostra de lesão, com resultado positivo para monkeypox (nome científico da enfermidade). Já o animal manifestou os sinais da doença no dia 13, apresentando lesões na pele e crostas no dorso e pescoço.

Os dois estão isolados e passam bem mas o paciente terá que cumprir com algumas orientações de medidas sanitárias, como uso de luvas, máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, bem como desinfecção da área com água sanitária, informou a nota da pasta.

Esse é o primeiro caso registrado de transmissão da doença do ser humano para um animal. Existem dois relatos no mundo, nos EUA e França, em que a forma de transmissão ainda está sendo estudada. Do portal RIC Mais/Com R7

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios