
A missão era difícil: derrubar a seleção número 2 do mundo e, automaticamente, quebrar um jejum de 18 anos sem vitórias diante da Austrália. O Brasil teve uma postura bastante agressiva, especialmente no início do jogo. Mas faltou calibrar a pontaria e, no fim do último quarto, manter o controle emocional. Dessa forma, o resultado não veio, e a classificação para Tóquio 2020 também não. Derrota por 86 a 72.
O Brasil pagou caro pelos dois resultados negativos no início do Pré-Olímpico disputado em Bourges, na França, primeiro contra Porto Rico, quando perdeu por um apenas dois pontos (91 a 89) no duelo que, em teoria, era o mais tranquilo e, na sequência, diante da França (89 a 72). Dos quatro times da chave da seleção brasileira, apenas um não se garantiria para os Jogos no Japão. E essa equipe foi o Brasil. Avançaram, no fim das contas, Austrália, França e Porto Rico.
“Se você avaliar o resultado, é muito ruim. O Brasil ficou fora da Olimpíada. Se você avaliar o trabalho, vê que a gente merecia. É triste pelo trabalho, pelo que a CBB vem fazendo com o apoio do COB. Fico triste por mim, pelas meninas. Vim para ajudar e acho que consegui ajudar a chegar até esse ponto, mas cheguei no limite. As meninas merecem, o basquete feminino merece – lamentou o técnico José Neto, sem querer cravar também se permanecerá no comando para o futuro.
Enquanto o Brasil ficou fora da Olimpíada no basquete feminino pela primeira vez desde 1992, a seleção de Porto Rico será estreante no megaevento. A emoção, inclusive, tomou conta da delegação na arquibancada.
Trajetória do Brasil no Pré-Olímpico
- Brasil 89 x 91 Porto Rico
Depois de tirar o Brasil do Mundial de 2018, a equipe caribenha voltou a atravessar bruscamente o caminho das brasileiras com uma virada heroica na estreia do Pré-Olímpico. A seleção chegou a liderar por 12 pontos de vantagem, mas deixou Porto Rico reagir, sofrendo apagão no período extra. Esse era o jogo “menos complicado” no caminho do país.
- Brasil 72 x 89 França
O Brasil pouco conseguiu fazer diante da França, única seleção que segue invicta no Pré-Olímpico de Bourges. O time começou muito afoito o confronto e somente no terceiro quarto conseguiu, por alguns minutos, conter a ofensiva francesa. Neste quarto a diferença que terminou em 17 pontos chegou a ser de apenas 4. Com o desgaste natural do confronto, no entanto, a superioridade técnica da França apareceu.
Sobre o Pré-Olímpico Mundial de Bourges
- Data – 6 a 9 de fevereiro
- Local – Bourges, França
- Equipes – Brasil, França, Porto Rico e Austrália
- Classificados: França, Porto Rico e Austrália
- Formato de disputa – Todas as seleções se enfrentaram em jogo único, com cada uma realizando três partidas. As três primeiras se classificaram para a Olimpíada de Tóquio.
- Ranking do Brasil – 15º lugar no mundo
(Fonte GE – Globo Esporte).
Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 