DestaqueEventos

BOVIEXPO inicia nesta quinta em Chapecó

A cadeia produtiva da pecuária de corte e leite estará reunida em Chapecó a partir desta quinta (7), no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves (Efapi), para a primeira edição da BOVIEXPO. As atividades prosseguem até sábado (9) e incluem palestras de alto nível, exposição de gado e leilão de animais.  A iniciativa é do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó com apoio do Sistema Faesc/Senar, Sicredi, Cooperalfa, Sebrae/SC, Prefeitura de Chapecó e Núcleo de Criadores de Bovinos.

Cerca de 2.000 visitantes-compradores devem comparecer ao parque de exposições. A entrada será gratuita para pedestres e veículos. A feira movimentará 2 milhões de reais com a venda de animais, máquinas e equipamentos, prevê o presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da Faesc Ricardo Lunardi.

Uma das atividades será a Oficina Técnica do ATeG (programa de assistência técnica e gerencial) que acontecerá no dia 7 (quinta-feira), no período da tarde, no Parque da Efapi. A oficina iniciará às 13h30 e abordará dois assuntos:  “Fatores que influenciam na taxa de prenhez”, com o palestrante Fabio Pereira Neves e “Como escolher os touros/sêmen para a IATF (inseminação artificial por tempo fixo),” com o professor Diego de Córdova Cucco.

A coordenação da feira antecipou que o avaliador (juiz) da raça Angus será Antônio Francisco Chaves Neto, de Arapongas (PR); da raça Jersey será Leandro Tenfen, de Braço do Norte (SC) e da raça Charolês, Sidney Massaroli, de Caçador (SC).

A programação geral da BOVIEXPO contempla exposição e julgamento de raças de corte e de leite, leilão de bovinos de corte, exposição de máquinas, equipamentos e insumos agropecuários, rodeio de laço, entre outras atividades.

No leilão de bovinos de corte serão ofertados 500 animais. Outros 300 animais estarão à galpão para venda direta entre os criadores e interessados.

“O objetivo é estimular o desenvolvimento da bovinocultura de corte na região por meio da realização da feira para melhorar o desempenho produtivo e financeiro da atividade”, explica Lunardi.

Uma parcela dos bovinos que irão à venda é formada por animais padronizados e produzidos através do projeto de inseminação artificial por tempo fixo e por produtores que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Pecuária de Corte, desenvolvido no Estado pelo Sistema Faesc/Senar.

Expositores e visitantes da BOVIEXPO poderão frequentar a Oktoberfest 2019 que ocorrerá no mesmo Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi) nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro.

A programação resumida é a seguinte:
  • Dia 6 de novembro (quarta-feira), recepção dos animais a partir das 8 horas da manhã.
  • Dia 7 (quinta-feira), a partir das 8h30, julgamento de bovinos de corte, válido para o ranking oficial dos eventos pecuários de Santa Catarina. Às 13h30 inicia a oficina técnica do ATeG.
  • Dia 8 (sexta-feira), a partir das 8h30, continuidade do julgamento de bovinos de corte e de leite.
  • Dia 9 (sábado), a partir das 9h30, julgamento de bovinos de leite e competições de equinos organizadas pelo Núcleo Catarinense da Raça Quarto de Milha. A partir das 14 horas, leilão de bovinos de várias raças e de reprodutores.
Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios