DestaqueEconomia

BC deve elevar a taxa básica de juros a 13,75%

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) anuncia nesta quarta (3) a nova taxa básica de juros do país. A previsão dos analistas do mercado financeiro é de que a Selic sofra alta de 0,50 ponto percentual, passando de 13,25% para 13,75% ao ano, maior patamar desde o fim de 2016.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

Se as expectativas do mercado financeiro forem confirmadas, será a 12ª alta consecutiva neste ciclo de aperto monetário, que já é o mais longo da história do Copom. Desde março de 2021, a taxa já subiu 11,75 pontos percentuais, o maior choque de juros desde 1999, quando, durante a crise cambial, o BC elevou a Selic em 20 pontos percentuais de uma vez só.

A reunião começou nesta terça (2), com a análise de cenários e da conjuntura econômica. Hoje, o comitê projeta as possibilidades futuras e define a nova Selic. A decisão a respeito dos novos juros será anunciada após as 18h30 e ficará vigente por ao menos 45 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

No último encontro, quando aumentou a Selic para 13,25% ao ano, o Copom afirmou que a decisão tem o objetivo de conter a inflação, atualmente a caminho de fechar 2022 acima do teto da meta pelo segundo ano consecutivo. Também ficou sinalizado o novo salto dos juros básicos para 13,75% ao ano neste mês.

O comitê deverá ainda realizar mais um ajuste de 0,5 ponto na reunião de setembro, levando a taxa para 14,25% ao ano, finalizando o ciclo de ajuste monetário, após aumento da expectativa da inflação para 2023, de acordo com relatório do C6 Bank.

“O BC tem um horizonte relevante para onde ele olha, como a política monetária opera com defasagens, ele sobe a Selic hoje para ver o efeito mais para frente. Então onde fala de horizonte relevante é para onde ele está mirando. Se mexer muito a taxa de juros hoje, vai ter um impacto pequeno na inflação de 2022 e maior para 2023. É onde a atuação dele vai ser mais forte. Hoje, ele está olhando principalmente para 2023 e vai continuar assim na próxima reunião, em setembro”, explica Claudia Moreno, economista do C6 Bank.

Os anos de 2023 e 2024 passarão a ter pesos iguais e as projeções do Copom já indicam inflação de 2024 abaixo da meta, afirma o documento do banco.

O que é a Selic?

A Selic é conhecida como taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores são sempre superiores à Selic.

A taxa básica também serve como o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle, próximo da meta estabelecida pelo governo. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando os juros básicos caem, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo. Do R7

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios