Destaque

Bancada do Oeste fará audiência pública sobre a construção do Laboratório do Leite

Deputado Marcos Vieira propôs a reunião, que deve ocorrer dia 19 de fevereiro de 2021, em Pinhalzinho. Emenda coletiva de R$ 15 milhões vai viabilizar a construção no campus da UDESC

Em reunião nesta quarta (9), a Bancada do Oeste aprovou requerimento do deputado Marcos Vieira (PSDB) para realização de uma Audiência Pública no dia 19 de fevereiro de 2021, em Pinhalzinho, para detalhar a instalação do Laboratório de Análise do Leite na cidade, que será o primeiro do Estado.
Na semana passada, também em Pinhalzinho, o deputado Marcos Vieira, acompanhado de outros parlamentares da Bancada do Oeste, entregou ao governador Carlos Moisés a emenda coletiva da bancada, no valor de R$ 15 milhões, para a construção do laboratório no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Pinhalzinho, já que a região, hoje, se consolida como o maior polo de produção de leite do Estado.

De acordo com o deputado Marcos Vieira, a emenda coletiva dos 15 parlamentares da Bancada do Oeste pretende tirar do papel o projeto do laboratório do leite que já caminha há alguns anos, aguardando recursos federais, e que tem importância fundamental para agregar valor à produção de leite e seus derivados em Santa Catarina.

“Nosso Estado deu um salto na produção de leite na última década, pulou da décima para a quarta posição no ranking dos maiores produtores do país, com quase 3,2 bilhões de litros por ano. Desse total, quase 75% sai do oeste e extremo-oeste, e Pinhalzinho surge como o principal pólo, nada mais natural que este laboratório para análises seja erguido na cidade, agregando ao conhecimento acadêmico da nossa universidade. Hoje, toda análise de qualidade do nosso leite precisa ser feito em laboratórios em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, o que gera transtornos que vão acabar com a construção do nosso laboratório no campus da UDESC”, detalhou o deputado Marcos Vieira, que ainda ressaltou que a realização da audiência pública, que provavelmente deve ocorrer na Câmara de Vereadores, tem como intenção chamar a atenção da população para a importância desse investimento.

A reunião virtual da Bancada do Oeste contou com a presença do reitor da Udesc, Dilmar Baretta, que elogiou a liderança do deputado Marcos Vieira no processo para a aprovação dos recursos, que serão aplicados na edificação do espaço físico e na aquisição de equipamentos do laboratório.

“Como o deputado Marcos Vieira já tem dito, a Udesc tem pedido feito ao governo federal, mas ainda não recebeu uma sinalização positiva. A reitoria agradece muito o empenho dos deputados da Bancada do Oeste e assume o compromisso de não utilizar a emenda caso o recurso federal seja liberado. Além disso, existe ainda a possibilidade de instalação de um curso de engenharia na cidade”, destacou o reitor da UDESC.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios