Política

Audiência pública vai discutir riscos da pandemia aos trabalhadores de frigoríficos em SC

Na próxima segunda (29), às 14h, a Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública virtual para tratar da saúde e segurança do trabalho nos frigoríficos de Santa Catarina. O setor emprega mais de 50 mil pessoas no estado; somados os empregos indiretos esse número chega a 480 mil.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Desde o início da pandemia, os frigoríficos têm se mostrado ambientes propensos à contaminação pelo novo coronavírus devido à umidade, baixa ventilação e pouco distanciamento nas linhas de produção, o chamado “ombro a ombro”.

Dados do Ministério Público do Trabalho chegaram a indicar que quase 5% do total de contaminados em SC eram trabalhadores do abate e processamento de carnes e derivados, em julho de 2020, com mais de 3 mil casos confirmados, sem contar os suspeitos.

Um dos assuntos da audiência pública será o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) nº 36, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece critérios de saúde e segurança para o trabalho no setor.

O debate foi proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT) e aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural. “Vamos envolver o setor agroindustrial, os sindicatos, o Ministério Público do Trabalho, para conferir as condições reais e o que pode ser feito para garantir, acima de tudo, a vida dos trabalhadores de frigoríficos em Santa Catarina diante do pior momento da pandemia”, anunciou a parlamentar.

A audiência pública será transmitida pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa. Ascom/Deputada

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios