DestaqueEsportes

Associação Ginástica Rítmica de Chapecó inaugura centro de treinamento

A rotina vivida pelas ginastas de estender e enrolar tapetes nos treinos está prestes a acabar. O Centro de Treinamento da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) foi construído no pavilhão 3 do Parque da Efapi e foi inaugurado nesta quarta (23). Foram quase dois anos de buscas por um espaço adequado e por recursos financeiros para equipar o lugar. A primeira utilização do CT será o treino preparatório das equipes para a etapa estadual da Copa Primeiros Passos – que será disputada em Florianópolis, no neste sábado (26) – e também para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

A necessidade de um espaço exclusivo para o CT se deve à montagem do tablado que inviabiliza o uso por outras modalidades. Devido à parceria que a Agirc mantém com a Prefeitura de Chapecó, o município cedeu o pavilhão que era utilizado esporadicamente. Um tablado com amortecedor de espuma, específico para ginástica rítmica, à venda no mercado nacional, custa R$ 98 mil, o que tornou inviável a compra.

O governo municipal trocou a iluminação por lâmpadas de led e custeou parte do material utilizado para construir o tablado (ao todo foram utilizadas 180 chapas de madeira e oito mil blocos de espuma plástica de alta densidade). Os pais das ginastas que compõem a Agirc montaram manualmente as peças seguindo o modelo utilizado nos Centros de Treinamentos em Joinville e em São Paulo. Dessa forma, em Chapecó foram construídas duas peças de 225 metros quadrados cada uma. O projeto arquitetônico é assinado pela engenheira civil especialista em arquitetura Rosangela Oliveira Scariot, também mãe de atleta.

“Pretendemos organizar, ainda, a galeria das atletas e espaços para patrocinadores, o que deve estar concluído no início das atividades do ano que vem. O tablado era a maior necessidade para qualidade dos treinos e, consequentemente, redução do número de lesões nas atletas que até então utilizavam tapetes para evitar o contato direto com o chão da quadra”, ressalta o presidente da Agirc, Auri Casalli.

A partir de agora os treinos das equipes de alto rendimento pré-infantil, infantil, juvenil e adulto utilizarão o CT. Os treinos das pré-equipes e das turmas de iniciação à ginástica rítmica serão mantidos no ginásio da Unoesc e do Centro Social Saic, cuja parceria se estende por seis anos.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios