Blogs e ColunasPolítica

ARTIGO: Todos contra qualquer corrupção

Francieli Fiorin – Promotora de Justiça, coordenadora estadual da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação […].

Em 1987 a música “Que País é este” foi a mais tocada no país. Passados mais de trinta anos, ela continua atual.

Isso apenas comprova que até hoje não conseguimos superar a cultura da corrupção que afeta a vida em sociedade. Ainda hoje são comuns os casos em que a visão individualista prevalece sobre o coletivo. Nesse sentido, parece aceitável que, em benefício próprio, o cidadão possa quebrar regras e cometer desvios éticos, como ocorre quando apresenta atestado médico falso para justificar falta no trabalho, ou mesmo quando não devolve o troco recebido a maior.

Com o objetivo de proporcionar uma maior reflexão sobre o tema e incentivar a honestidade nas atitudes do dia a dia, o Ministério Público de Santa Catarina, em 2004, na cidade de Chapecó, lançou a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que hoje possui alcance nacional. O foco é atuar nas escolas, na formação inicial, para construir uma nova geração de cidadãos que tenham coragem para escolher não infringir leis e saibam exigir que elas sejam seguidas. É cultivar sementes para que, no futuro, tenhamos agentes públicos e políticos cada vez mais honestos e comprometidos.

Afinal, as nossas lideranças continuarão saindo dentre esses cidadãos. Precisamos inserir pessoas cada vez mais honestas nesse sistema.

O Brasil, segundo a Transparência Internacional, em 2018, caiu 9 posições em relação a 2017 e ficou em 105º de 180 países avaliados.

Para superar esse cenário, o País precisa combater a impunidade por meio de ações repressivas, a exemplo da operação Lava Jato, melhorar as formas de controle e atuar na prevenção, fomentando uma agenda que dissemine os valores éticos, por meio da educação.

Por isso, neste dia 9, em que é celebrado o Dia Internacional contra corrupção, nada melhor do que assumirmos o compromisso de cada vez mais escolhermos fazer o certo, de construirmos uma nova fundação para o Brasil, com pessoas que teimem em ser cada vez mais honestas, que nãos sejam indiferentes. Este é o desafio: se não dá para corrigir o passado, que tal mudarmos o futuro começando agora?

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios