Blogs e Colunas

ARTIGO: Por que a Reforma Tributária é importante para o Brasil?

Por Celso Maldaner – Deputado Federal – MDB/SC, Membro titular da Comissão Especial que debate a PEC 45/19

 

A reforma tributária é imprescindível para corrigir o atual sistema que é falho e injusto na arrecadação de impostos, para tirar o Brasil desse emaranhado de tributos sobre o consumo, guerra fiscal entre os entes federados e tributação sobre a renda profundamente regressiva.

É preciso simplificar, desburocratizar e dar mais transparência para que o cidadão saiba quanto paga de tributos. Hoje a pessoa compra um produto e não sabe quanto de imposto está pagando. Temos que saber isso de forma simples.

O Brasil é um dos líderes em arrecadação de impostos e a maior injustiça está na tributação excessiva do consumo, fazendo com que os mais desprovidos paguem mais impostos.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Contudo, além da alta carga tributária que o país enfrenta que afeta o consumo, os brasileiros também sofrem com o excesso de burocracia e falta de transparência na arrecadação desses impostos, o que gera certa insegurança jurídica e falta de credibilidade para novos investidores.

Precisamos de uma reforma tributária com regras mais claras para que dessa forma, possamos ter segurança jurídica necessária e um sistema tributário racional que traga estímulos para empresários e que estes possam contribuir com a geração de emprego e renda, com segurança jurídica para o capital privado no país estimular o seu crescimento econômico.

Precisamos nos alinhar com os modelos de tributação existentes no resto do mundo desenvolvido, simplificando, desburocratizando e tornando a lei mais eficiente.

Estamos trabalhando em busca de uma melhor proposta, pois não queremos aumentar tributos, mas sim tornar o país mais competitivo e menos burocrático, gerador de emprego e renda.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios