Blogs e Colunas

ARTIGO: Parabéns MDB, há 55 anos sendo o esteio da Democracia em toda Santa Catarina!

Por Celso Maldaner – Deputado federal e presidente estadual do MDB/SC

A política brasileira é formada por uma série de transformações, revoluções, golpes e redemocratização. Desde a Proclamação da República como sendo a forma de governo, a democracia e a participação popular são importantes na garantia de direitos e no envolvimento dos cidadãos na política.

Com a coragem de grandes pessoas, no golpe de 1964 o MDB, único estabelecido na época, participou ativamente da luta pela redemocratização, para restituir os direitos individuais e pela liberdade de expressão e de pensamento. Celebrando a constituição e a justiça social, consolidou-se.

No dia 23 de abril de 1966, Santa Catarina instituía o seu primeiro gabinete regional e assim nascia o MDB de Santa Catarina – partido de centro que preza pelo equilíbrio e a adaptação de políticas que visam o melhor benefício e bem-estar para a população.

Como filiado convicto e fiel ao partido que mais lutou pela democracia e pelos direitos de todos os cidadãos brasileiros desde 1980, tenho muito orgulho de ter participado do movimento “Diretas Já”, mais um ato democrático que defendia a realização das eleições presidenciais diretas.

Após a redemocratização com o fim do golpe militar em 1988, o partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB é protagonista na consolidação da democracia brasileira, uma vez que levou o Congresso Nacional a exercer o papel de caixa de ressonância da insatisfação popular.

Quando me propus a assumir a presidência do MDB, elenquei como prioridade conduzir o partido para mais perto das bases, para e por toda Santa Catarina. Um dos alvos foi de tornar o diretório estadual um ponto de apoio aos nossos emedebistas e uma gestão com transparência, e foi isso que fizemos, reestruturamos a sede estadual para que, se tornasse um local acolhedor e de acesso para a nossa liderança conversar, planejar ações e obter informações jurídicas, administrativas e eleitorais.

Vale lembrar que 2020 foi um ano desafiador em nossas vidas. Tivemos que reinventar nossos laços emocionais, profissionais e espirituais.  Enfrentamos  dificuldades na economia, no clima e principalmente na saúde, pois fomos pegos de surpresa por um vírus avassalador.

Apesar de todas estas dificuldades enfrentadas, a tradicional garra da militância do Manda Brasa, o empenho dos coordenadores regionais e suas equipes e a identificação das propostas com os anseios da sociedade, garantiram a nossa participação e organização nas eleições municipais. A mobilização foi intensa. Tivemos encontros de planejamento virtuais com as 36 regiões do Estado, capacitação através da Fundação Ulysses Guimarães para todos os candidatos, especialmente aos jovens e as mulheres.

Diálogo, transparência e muito trabalho, gastando a sola do sapato e olhando olho no olho, fortalecemos o nosso MDB em cada um dos 265 municípios onde o partido tinha candidato a prefeito ou a vice. A disposição se renovava com a acolhida recebida dos deputados estaduais e federais de cada região que me acompanharam em todos os roteiros.

Realizamos um pleito eleitoral em plena pandemia e ganhamos em quase 50% dos 206 municípios onde éramos cabeça de chapa, aumentamos nossa presença feminina e passamos a administrar municípios que, somados, totalizam mais de 25% da população do Estado.

Para 2021, renovamos as esperanças com a vacina e mobilizamos o partido em cada município em busca de novos filiados.

Ao completar 55 anos de história, o MDB catarinense está com 96 prefeitos, 67 vices, 823 vereadores e mais de 187 mil filiados e, dando voz e vez as bases, compromisso assumido por mim, em um ato democrático e participativo, vamos saber com antecedência quem será o candidato do MDB que melhor vai nos representar nas eleições de 2022.

No dia 15 de agosto, com todos os cuidados que o momento exige, através da realização de prévias, todos os filiados terão o direito de participar com voto na decisão de quem será o candidato do MDB a Governador do Estado em 2022.  Essa ação marca a história do nosso partido!

Mais perto das bases com gestão, transparência e resultados  é o nosso trabalho pelo maior partido de Santa Catarina. Orgulho e gratidão resumem a minha história com este partido!

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios