Blogs e ColunasPolítica

ARTIGO: Dia mundial da água e a preocupação com a escassez

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda (22), é importante ressaltar atitudes que cooperam para o uso racional e também alternativas que promovam a economia da água e a sua preservação.

Percebemos o quão importante a água é para nós quando nos deparamos que quase tudo que fazemos envolve alguma participação desse recurso tão precioso. Além da sua importância para nossa sobrevivência, a utilizamos na lavagem de carros, roupas, da nossa casa, banhos, comida e outras funcionalidades.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Mas com frequência a água está faltando na torneira dos brasileiros, especialmente na região sul do país, onde o clima tem as suas vantagens e desvantagens, com períodos de chuvas e enchentes, mas também com períodos de seca intensa e prolongada.

Segundo dados da Defesa Civil de Santa Catarina, mais de 70 municípios decretaram estado de emergência pela falta de chuva e respectivamente de água, nos meses de outubro e novembro de 2020 por exemplo, tendo prejuízos graves nas lavouras de milho, na suinocultura, na avicultura e na bovinocultura de leite, principais atividades do estado.

Manifestando a minha preocupação com o assunto e com falhas no planejamento governamental e uso descuidado da água, apresentei o PL 5613/2016.

Com a intenção de garantir água nas escolas, para uso coletivo e especialmente para banheiros e a limpeza do ambiente escolar, sugeri a adoção de cisternas como alternativa viável e sustentável para evitar a falta de serviços essenciais prestados com o recurso aos alunos.

A construção de cisternas para armazenamento da água da chuva e a sua reutilização se faz necessária. Essa contribuição para a preservação do meio mais importante que temos de sobrevivência, a água, poderia ser adotada em todas as escolas, associadas a programas de educação ambiental para o uso da água, articulado entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Assim, renderemos frutos de consciência ambiental e de conservação dos recursos hídricos que os alunos levarão para o resto das suas vidas.

Além da vida dos estudantes e a preocupação com as escolas, a implantação de cisternas também tem importância para o setor agropecuário.

Portanto, é de suma importância a preservação das águas, da natureza e todos os nossos recursos naturais.

Por Celso Maldaner, Deputado federal — MDB/SC
Autor do PL 5613/2016 — (torna obrigatória a implantação de cisternas em escolas públicas para reutilização de água da chuva).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios