Blogs e Colunas

ARTIGO: 13 de agosto, Dia do Economista

Por Celso Maldaner – Deputado Federal (MDB/SC), economista e empresário.

O termo Economia vem do grego “Oikos”, que significa “Casa” e “Nomos”, que significa Lei/ Ordem. A junção dessas duas palavras, ou melhor, desses dois conceitos, fez surgir a palavra “OIKONOMIA” e depois Economia, que significava a Economia particular ou Economia da casa.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Esse conceito grego inicial é fundamental para termos a noção de que cuidar da economia é também cuidar de casa. É em casa que temos nossas primeiras noções econômicas, seja na brincadeira de casinha de criança, seja com nossas mães ao ajudá-las a fazer as compras do mês. A economia do lar é a base, se cuidamos bem da nossa economia dentro de casa, teremos esse reflexo também com o mundo externo e a sociedade. Para mim, é um orgulho muito grande ter a formação acadêmica em Economia, pois é assim, que posso fazer da extensão do meu lar, a extensão do meu trabalho visando as melhores políticas públicas para a sociedade.

Além disso, temos hoje o reconhecimento do economista como o grande educador financeiro, para ajudar as pessoas a organizarem suas vidas, a aproveitarem o máximo das oportunidades e a equalização conforme a margem de suas rendas. Além disso, estamos aqui cada vez mais para lutar pela justiça tributária e eu sei que é a minha função trazer a transparência do cálculo dos gastos públicos, da transparência do governo e não somente como parlamentar, mas também como cidadão, empreendedor e pagador de impostos, me somar nessa luta pela transparência e justiça tributária.

Parabéns a todos os economistas por exercer o importante ofício de traduzir números em planejamento estratégico e desenvolvimento econômico nos setores público e privado.

É um orgulho muito grande para mim fazer parte dessa classe. Me formei em economia lá em 1977 e, desde então, continuo me especializando e utilizando o conhecimento adquirido para desenvolver nossa empresa familiar e elaborar as políticas públicas propostas pelo nosso mandato, sempre visando o desenvolvimento econômico e social dos municípios e cidadãos catarinenses.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios