
O Poder Legislativo de Chapecó, aprovou em sessão ordinária, Projeto de Lei que institui o uso de colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas. O PL que foi aprovado por unanimidade é de autoria do vereador Claudair “Sica” Sanzovo (UB).
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
O projeto considera pessoas com deficiências ocultas, aquelas cuja deficiência não é identificada de maneira imediata, ou seja, não é fisicamente evidente. Tratam-se de pessoas com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. São caracterizadas pelo autismo, demências, transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e algumas fobias relacionadas à interação social, comunicação ou comportamentos restritivos.
O PL ainda sugere que o colar de girassol poderá ser uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, podendo ser um crachá com informações, a critério do portador ou de seu responsável.
O projeto também orienta as repartições públicas, estabelecimentos privados e empresas concessionárias de serviços para orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências ocultas, a partir do uso do colar de girassol. “Muitas vezes, providências extremamente simples, como comunicar-se de modo mais eficiente, providenciar um lugar de espera diferente, ou evitar o contato físico, são suficientes para eliminar ou diminuir o sofrimento destas pessoas”, destacou o vereador Sica.