
Pela primeira vez após 15 anos, o Brasil registra relatou um caso de dengue tipo 3, que foi diagnosticado em Santa Catarina e é importado. A paciente, vinda de um país não divulgado, foi diagnosticada na região da Foz do Rio Itajaí, e preocupa as autoridades de saúde.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre o DENV3. A falta de epidemias deste sorotipo nos últimos anos significa que há uma baixa imunidade na população.
O vírus da dengue tem quatro variantes. A infecção por uma não imuniza contra as outras, aumentando o risco de reinfecção e dengue grave.
Casos em SC
A Dive divulgou um aumento nos casos de dengue em Santa Catarina. No ano, foram notificados mais de 240 mil casos suspeitos, com 118.307 confirmados.
Os casos confirmados de dengue aumentaram 41,45% em comparação ao ano anterior.
Além do DENV3, os sorotipos DENV1 e DENV2 também foram identificados, sendo o DENV1 o mais comum.
A maioria dos casos confirmados (110.053) são autóctones, espalhados por 130 municípios, e 37 alcançaram o nível de epidemia.
Santa Catarina registrou 98 mortes por dengue, com um aumento notável após fevereiro, coincidindo com o aumento de casos. Do portal Visor Notícias