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AMOSC participa do 32º Simpósio Catarinense de Administração da Educação

Encerrou nesta quinta-feira (28), o 32º Simpósio Catarinense de Administração da Educação (AAESC), que iniciou na quarta (27), em Chapecó e teve a participação da AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, e que teve como eixo principal a Avaliação Institucional e Projeto Político Pedagógico (PPP): Pilares para gestão democrática da Escola. Os debates aconteceram de forma presencial, na UNOCHAPECÓ, e também on-line.

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A programação contou com mesas temáticas e apresentações de experiências das escolas, debate também o papel da gestão democrática para o desenvolvimento de práticas pedagógicas exitosas; Gestão democrática: uma experiência pós-municipalização em escola do campo; Gestão Itinerante: um projeto inovador da SME de Chapecó; Planos e projetos na educação: caminhos, diálogos e questionamentos necessários; A BNCC e o movimento de reorganização curricular do ensino fundamental na região da AMOSC; Uma experiência de reorganização curricular no\do campo; Processo de atualização dos PPPs da região da Amplanorte; Gestão democrática e olhar inovador em diferentes contextos e ambientes educacionais de aprendizagem; A organização pedagógica da rede municipal de ensino de Florianópolis no regime especial de atividades não presenciais; Ensino do processamento e uso das plantas medicinais; e Conferência de Encerramento: Gestão Democrática e a Materialização do PPP da Escola. Várias experiências relatadas foram apresentadas por gestores da Rede Municipal de Ensino da região da associação, como Águas Frias, Pinhalzinho, Chapecó e Nova Itaberaba.

O coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC, Fabrício Fontana, que é secretário de Educação de Pinhalzinho, avaliou positivamente o evento, porque segundo ele trouxe um tema que já vem sendo discutido há algum tempo: “A gestão democrática” no ambiente escolar. “É preciso debater a forma fazer, como aplicar no ambiente escolar e uma série de detalhes. Tivemos também durante o simpósio, a apresentação de várias experiências exitosas, de diversos municípios do estado, e o que vimos nos faz acreditar que o conceito de gestão democrática, o envolvimento da comunidade escolar nas decisões, nas mais diversas ações nas escolas, faz a diferença”, afirma Fontana, destacando que estas experiências serviram também para embasar esse novo conceito de gestão democrática, que vem para se consolidar no ambiente escolar.
O Simpósio é uma organização da AAESC e conta com a parceira da AMOSC, UNOCHAPECÓ, Secretaria Municipal de Educação de Chapecó e o apoio da FAPESC.

 

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