EducaçãoGeral

AMOSC inicia cronograma de Conferências preparatórias a CONAE

Nesta terça (19), foi iniciado o cronograma de conferências intermunicipais de educação, na região de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC. Até o próximo dia 29 deste mês ocorrem outras seis conferências intermunicipais e uma municipal, para aprofundar e ampliar o debate preparatório para a etapa regional, estadual, até o grande encontro, a CONAE – Conferência Nacional de Educação, que tem previsão para ocorrer em novembro do próximo ano.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

A primeira CONAE intermunicipal reuniu, de forma virtual, os municípios de Formosa do Sul, Santiago do Sul, Jardinópolis e União do Oeste. Na abertura, representando os prefeitos da AMOSC, participou o prefeito de Formosa do Sul, Jorge Antonio Comunello, que é vice-presidente da entidade, e também o professor Ivan Claudio P. Siqueira, da Universidade de São Paulo (USP), que também integra a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e do Mercosul Educacional, que fez explanação geral do tema central da CONAE: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e algumas reflexões referentes aos demais eixos temáticos de discussão, que são três: – Eixo 1: O Plano Nacional de Educação: diretrizes e metas; Eixo 2: Uma Escola para o Futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação; e Eixo 3: Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

As conferências contam com a participação de professores, técnicos, sociedade civil, entidades e instituições diversas e universidades. “A educação brasileira sempre viveu grandes desafios, e neste momento, com o contexto da pandemia do coronavírus, os desafios ficaram mais evidenciados, demandando uma reinvenção no campo educacional. O qual percebemos, a necessidade de transformações nos processos educativos para o avanço na educação, que garanta as aprendizagens essenciais dos estudantes e o compromisso com a equidade e igualdade. As conferências, são espaços e momentos de refletir, discutir estratégias, ampliar e compartilhar experiências e ideias propositivas para vencer os desafios atuais e futuros da educação”, enfatizou a assessora em Educação da AMOSC Locenir de Moura Selivan. Ela explica que as discussões para a organização das conferências, iniciaram em julho deste ano no Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC. “A partir da reunião, foi criada uma comissão para estudos e organização das conferências, assim foi definido que as etapas intermunicipais aconteceriam em sete polos intermunicipais e uma etapa municipal, em Chapecó, no dia 29 quando encerra esta etapa”, completou a assessora. A etapa regional terá como sede o município de Chapecó, no dia 19 de novembro próximo, no Salão Nobre da Unochapecó e a etapa estadual está prevista para abril de 2022 em Florianópolis.

Conferências seguem acontecendo até o dia 29

Nesta quinta (21), ocorreram encontros em dois polos intermunicipais, um deles reunindo Nova Erechim, Nova Itaberaba e Águas Frias e o outro com Paial e Arvoredo. O cronograma segue com outras duas na sexta (22), em uma delas com representantes de Cordilheira Alta e Coronel Freitas, o outro polo reúne Pinhalzinho, Sul Brasil e Serra Alta.

Na próxima segunda, dia 25/10, ocorre o encontro com o polo que reúne Caxambu do Sul, Guatambu e Planalto Alegre, já no dia 29/10, fechando a etapa intermunicipal, São Carlos e Águas de Chapecó, e a Conferência Municipal em Chapecó.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios