Destaque

Altair Silva entrega Selo Arte para queijo artesanal em São Joaquim

O secretário da Agricultura, Altair Silva, entregou na tarde de terça (27), o Selo Arte para o Queijo Artesanal Serrano (QAS), da Queijaria Tio Tácio, em São Joaquim.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O Selo Arte regulamenta os produtos artesanais (queijos, embutidos, pescados e mel) e permite sua comercialização em todo país.

“A entrega do Selo Arte é a celebração de uma história, tradição e cultura. A Cidasc está dando uma dinâmica ainda mais forte para o Selo Arte, e nós esperamos que esses bons exemplos se irradiem para várias regiões de Santa Catarina. Um ato como esse é de extrema importância para que os produtores acreditem que juntos é possível criarmos condições de mais desenvolvimento econômico”, afirma Altair.

Para ser considerado artesanal, o produto deve ser individualizado, genuíno e manter as características tradicionais, culturais ou regionais. O estabelecimento também deve estar submetido ao serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal) para receber a certificação.

A Queijaria Tio Tácio, por exemplo, optou pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), obtido em dezembro de 2020 e, desde então, almejava a obtenção do Selo Arte.

“Com o SIM a gente só conseguia comercializar nos dezoito municípios da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana), com o selo eu vou conseguir entregar em qualquer município do Brasil, essa é a chave de ouro”, destaca André Rissi, atual proprietário da queijaria.

*Produção Artesanal*

O queijo da família iniciou com Fortunato Rissi, avô do atual proprietário. Fortunato produzia as peças durante o verão, em sua fazenda localizada no Rio Grande do Sul. No início do inverno, a família retornava a Santa Catarina e trocava parte da produção por mantimentos, como açúcar, sal, café, farinha. O excedente era levado à cidade para ser comercializado.

A receita do queijo artesanal serrano é um “saber-fazer” passado de geração a geração. Na Queijaria Tio Tácio, a mãe de André, dona Neiva Rissi, de 58 anos, foi a responsável por passar o conhecimento a todos da família. “O selo representa a história e a cultura trazida por toda a minha família, desde o meu sogro, que foi quem fazia o queijo antes, até chegar a geração atual”, completou Neiva.

A produção da Tio Tácio chega a aproximadamente seis peças por dia, elaboradas num processo 100% artesanal, a partir de leite cru produzido por vacas criadas em pasto nativo, mantendo a qualidade e a tradição.

*Concessão do Selo Arte*

A Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP), é responsável por conceder o Selo Arte aos produtos que atendem aos requisitos previstos nas normativas estaduais e federais.

O presidente da Cidasc, Plínio de Castro, reforça a importância deste reconhecimento para o desenvolvimento da familiar. “Nós acreditamos que vá ampliar as oportunidades de trabalho e de negócios de sucessão familiar. Isso é importante também para o desenvolvimento da economia da região”, completa Plínio.

É importante destacar que a certificação é concedida para o produto e não para o estabelecimento.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios