DestaquePolítica

Alesc adia tramitação do impeachment

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Julio Garcia (PSD), encerrou a sessão desta terça (28), sem fazer a leitura da representação de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL), a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e o secretário Jorge Tasca (Administração) como estava programado. Na segunda, a defesa do governador encaminhou documentos ao legislativo levantando suspeições sobre a legitimidade do autor da denuncia, o defensor público Ralf Zimmer.

Com o adiamento da leitura da representação, os acusados terão mais tempo até ser emitida a notificação sobre abertura do processo. Só após serem oficialmente notificados, Moisés, Daniela e Tasca terão dez sessões ordinárias, contadas a partir da data da notificação, para apresentar defesa prévia à Assembleia, o que deve ocorrer na segunda quinzena de agosto.

O documento encaminhado pelo advogado Marcos Fey Probst não faz parte formal do processo de impeachment, já que ainda não há notificação para manifestação da defesa. No entanto, na manifestação, o defensor levanta suspeitas sobre a legitimidade do autor para realizar a denúncia, segundo ele, por ter contra si uma condenação penal.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O processo de impeachment contra o governador teve origem em uma denúncia protocolada em janeiro deste ano. O autor da denúncia, o defensor Ralf Zimmer Junior, apontou crime de responsabilidade por parte do governador Moisés, da vice Daniela Reinehr (PSL) e do secretário Jorge Tasca (Administração) no aumento de salários concedido a procuradores do Estado sem consulta ao legislativo.

A denúncia teve a admissibilidade anunciada na quarta-feira da semana passada, 22 de junho, quando Julio Garcia acatou o parecer da Procuradoria Jurídica da Alesc após a apresentação de fatos novos.

O deputado Julio Garcia não quis se manifestar sobre o documento enviado pela defesa de moisés antes mesmo da citação. Ele também tem evitado falar sobre o processo de impeachment poque vai conduzir o processo nesta primeira fase. (Fonte Pelo Estado).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios