Destaque

Administração de Chapecó anuncia “drive thru” de testagem contra a Covid

A Administração Municipal de Chapecó fará um “drive thru” de testagem contra a Covid-19, a partir das 8h de terça (16), no Pavilhão 4 do Parque de Exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. A medida foi anunciada durante uma transmissão em rede social da Prefeitura, realizada pelo prefeito João Rodrigues, acompanhado do diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, e pela secretária de Educação, Astrit Tozzo.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

“Queremos testar 20 mil pessoas em Chapecó, no Pavilhão da Efapi. A Prefeitura está adquirindo testes rápidos para identificarmos onde está o vírus e podermos o quanto antes evitar a transmissão para mais pessoas”, disse o prefeito.

O tese é do tipo swab nasal, que consiste num cotonete colocado na região nasal. A Secretaria de Saúde informa somente será feito com pessoas que tenham mais de um sintoma de Covid, como tosse, dor de cabeça e falta de paladar. Haverá uma triagem para ver quem se encaixa nos critérios para fazer teste.

O diretor técnico João Lenz anunciou ações para dar conta do aumento de atendimentos nos ambulatórios, o que acabou gerando filas. Os atendimentos passar de 250 por dia para 650 neste mês, passando de 800 em alguns dias.

“Nós vamos ampliar o atendimento nos Ambulatórios de Campanha da Efapi e do Ivo Silveira e também abrir o turno da tarde das outras unidades de saúde, exclusivamente para atendimentos respiratórios”, informou o diretor, que é médico da Secretaria de Saúde de Chapecó.

Durante a transmissão o prefeito João Rodrigues anunciou ainda a antecipação de R$ 1,6 milhão para o Hospital Regional do Oeste bancar suas despesas. O município também está divulgando a busca de médicos para a rede municipal e também encaminhando alguns currículos para o Hospital Regional do Oeste. Há uma carência de profissionais de saúde no mercado.

João Rodrigues e a secretária de Educação, Astrit Tozzo, também falaram da suspensão das aulas presenciais. Uma reunião com proprietários das escolas será realizada na segunda-feira, às 10h, no auditório da Prefeitura, para avaliar a situação.

“Eu não queria fechar as escolas, mas estamos com hospitais lotados e nesta semana teríamos o retorno da rede municipal com 23 mil crianças, mais 10 mil das estaduais, mais as escolas particulares, cursinhos, isso daria 45 mil estudantes e mais de 100 mil que os estudantes teriam contato”, explicou o prefeito.

Ele afirmou que o município também adotou outras medicas, como a nova leite que possibilita a interdição dos estabelecimentos e multa de até R$ 150 mil, além de decretos restringindo atividades. Uma ação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária está verificando o cumprimento das novas regras.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios