Ações de integração marcam Dia da Família na Escola no Oeste

????????????????????????????????????

A estudante do curso de aprendizagem Planejamento e Controle de Produção do SENAI Chapecó, Sabrina dos Santos Dominski levou os pais Adriana dos Santos e Claudiocir José Dominski e a irmã Samara dos Santos Dominski para o SENAI no sábado (13) para participar do Dia da Família na Escola. Ela e o pai integraram uma das equipes que participou da gincana de integração da família.

“O Dia da Família na Escola proporciona maior interação e afinidade com os colegas. A participação dos pais é importante porque assim eles conhecem o que faço e podem participar. É bom também para o desenvolvimento deles”, avaliou Sabrina. “É a família e a escola andando juntas. É fundamental para dar um incentivo a mais para a continuação dos estudos”, disse Adriana. Animado e incentivando a equipe a cumprir as provas da gincana, o pai de Sabrina afirmou que a participação na vida escolar das filhas é necessária. “Contribui para melhorar o desempenho delas”, frisou. 

Participaram da gincana alunos e familiares do ensino médio, técnico, aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI e do SENAI. As provas incluíram brincadeiras feitas pelos pais quando eram crianças até atividades envolvendo tecnologia, como um quiz de orientação profissional acessado por QR code. “As atividades foram pensadas para os estudantes sentirem como foi a infância dos pais e também para envolver ações tecnológicas. Como o tema do Dia da Família na Escola deste ano é a importância da família na escolha da profissão pensamos em algo específico. Além dos pais fazerem um teste para avaliarem como está sua participação, profissionais do SENAI deram dicas para acertar na escolha profissional”, relatou a orientadora pedagógica do SENAI, Daniela Comiran.

 A equipe que ficou em primeiro lugar na gincana ganhou uma cesta de produtos da farmácia do SESI, o segundo lugar recebeu squezes e o terceiro um kit da Apti. As três equipes receberam medalha. Além da gincana, teve mateada e brinquedos infláveis para as crianças.

 Em Pinhalzinho, o Dia da Família na escola teve oficinas temáticas nas Salas Maker, atividades e desafios entre pais e filhos, saúde e bem-estar e mateada. Em Maravilha foram realizadas oficinas, mateada, divulgação de cursos e visitação aos espaços da unidade.

Na rede municipal de educação de Chapecó, 83 instituições de ensino participaram do Dia da Família na Escola com apresentações artísticas, palestras, oficinas, corridas, exposições de fotos antigas, oficinas, atividades recreativas, confraternizações, teatro, contação de história, dinâmicas, entre outras atividades.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

O Dia da Família na Escola, celebrado sempre em abril, virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação. Participam escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual). Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, Undime-SC e Secretaria de Estado da Educação. (Informações MB Comunicação).