Geral

ACIC reforça apoio da classe empresarial no enfrentamento da covid-19

A diretoria executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Consultivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) organizaram, nesta semana, uma reunião com o prefeito João Rodrigues. A intenção foi conhecer melhor a situação de enfrentamento à covid-19 no município, trocar informações e reforçar o apoio da classe empresarial e da ACIC ao poder público. Participaram o presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Consultivo, Gelson Dalla Costa e Itacyr Centenaro, membros da diretoria e conselheiros.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O presidente da ACIC lembrou que desde o início da pandemia a entidade desenvolve ações para auxiliar o Hospital Regional do Oeste (HRO), a Prefeitura, os empreendedores e a comunidade. Destacou a campanha SOS Chapecó e Região que até o fim da segunda-feira tinha arrecadado R$ 1,03 milhão que será destinado para ações emergenciais de enfrentamento ao coronavírus. A meta é alcançar R$ 2 milhões. A iniciativa busca levantar recursos para agilizar a compra de equipamentos, como respiradores, monitores e bombas de infusão, além de medicamentos e contratação de mão de obra na saúde.

A campanha foi lançada no fim de fevereiro. É coordenada pelo Centro Empresarial de Chapecó (CEC) e tem a participação das entidades filiadas: ACIC, CDL, SICOM, Sindipostos, Sindicont, Sitran, Sintroeste, Secovi/Oeste, Sihrbasc, Sindialimentos, Sinduscon, Simovale, Sindiplasc, Simec, Sicec e Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó. “Essa ação mostra que quando nos unimos os resultados são promissores. Mais uma vez o poder público e a classe empresarial unem forças para frear a expansão do vírus, ampliar as estruturas e melhorar o atendimento à população. Sabemos que estamos pedindo novamente um grande esforço para as empresas, mas é um momento que necessita da cooperação de todos”, enfatizou Akimoto.

O presidente do Conselho Delegado de Administração da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), entidade que administra do HRO, Gelson Dalla Costa, relatou a atual situação do hospital. Na manhã de segunda-feira eram 141 pessoas internadas por covid, sendo 105 pacientes de UTI. Com os pacientes internados na UPA e no Centro de Cultura e Eventos, passam de 200.

As ações da Administração Municipal no enfrentamento da covid-19 foram apresentadas pelo prefeito. João Rodrigues frisou que já nos primeiros dias de governo teve uma audiência com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, com quem conseguiu apoio e equipamentos para ampliar os leitos de UTI, primeiro de 35 para 40, depois para 62 e agora a projeção é de chegar a 108 nos próximos dias. Somente para o HRO, o Estado mandou 58 respiradores.

O município também conseguiu 30 respiradores com o Ministério da Saúde e abrirá 20 leitos de UTI no Centro de Cultura e Eventos para que os pacientes sejam melhor atendidos enquanto aguardam vagas de UTI hospitalar. No local, o município já instalou 35 leitos de enfermaria e pretende abrir mais 40. “Estamos montando um hospital por conta do município. Estamos recebendo também doações de empresas e pessoas físicas para agilizar o atendimento”, disse o prefeito.

João Rodrigues afirmou que o Governo Federal e o Governo do Estado estão dando apoio, mas a demanda por leitos é muito grande. Frisou que o Ministério da Saúde cedeu respiradores e 18 profissionais da Força Nacional de Saúde. Sobre a compra de vacinas, informou que foi feito contato com fornecedores, mas no momento não há vacina. O que tem o Governo Federal está requisitando para distribuir aos Estados.

O presidente da ACIC enfatizou a importância da conscientização da população aliada à convergência de esforços da Administração Pública com a sociedade civil para amenizar esse quadro de colapso do sistema de saúde e crescente mortalidade. “O que precisamos neste momento é que as pessoas colaborem, cada um pode pensar em como pode atuar como agente positivo. Cada pessoa precisa se cuidar e ajudar a cuidar dos outros neste momento grave que estamos vivendo”, finalizou, ao acrescentar que tanto empresas como pessoas físicas podem colaborar com doações para a campanha SOS Chapecó e Região.

Como doar

Doações de qualquer valor podem ser feitas por meio das contas: Sicredi (748), agência 0258, conta corrente 71014-8; PIX 73211385000100, CNPJ 73.211.385/0001-00 (Centro Empresarial); e Sicoob (756), agência 3069, conta corrente 275.540-8, PIX 49984222332, igualmente em nome do Centro Empresarial. Todo o acompanhamento do fluxo das doações – aquisição, entrega e conferência – será feito pelo Observatório Social de Chapecó.

 Mais informações pelos telefones: (49) 3321-2800 (ACIC); (49) 3319-4300 (CDL) e (49) 3319-4600 (Sicom). MB Comunicação

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios