Geral

ACIC lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) apresentou, nesta semana, o primeiro relatório de sustentabilidade da entidade. O documento contempla alguns dos principais fatos ocorridos durante o ano de 2019 e resgata algumas informações anteriores a esse período. Podem ser conferidos dados cronológicos da ACIC e seus principais acontecimentos históricos, sua estrutura, os núcleos e seus números. O relatório possui referência às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e estão citadas algumas contribuições da Acic nos 5 Ps da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O relatório foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade da Acic. De acordo com a consultora GRI GIStotal da Dotse e nucleada Silvia Vaccari, que elaborou o relatório junto com o professor da Unochapecó e nucleado Sady Mazzioni, trata-se de uma ferramenta de diálogo com todas as partes interessadas, dentro e fora da organização. “É uma forma de mostrar para a sociedade que a Acic está preocupada com os impactos positivos e negativos da sua atividade na comunidade e que está acompanhando seus indicadores internos. É a maneira transparente da organização mostrar como são realizadas suas operações e que está engajada nos processos de melhoria contínua”.

Silvia frisa que o relatório é uma importante ferramenta para que a Acic possa comparar a evolução de suas ações sociais, ambientais e de governança. Além disso, o processo de elaboração de relatórios de sustentabilidade pode revelar tendências de mercado. Para o público externo, o documento comunica, de forma transparente, as ações, posiciona a entidade frente ao mercado e reforça a marca. “A sociedade percebe que a organização está preocupada com a sustentabilidade. Entidades como a Acic possuem um papel muito importante na comunidade. Nesse sentido, quando começa o processo de relatório de sustentabilidade mostra para a sociedade o início de uma mudança cultural organizacional e que é possível fazer esse processo, incentivando outras organizações a promoverem ações como estas”, salienta Silvia.

O presidente da Acic, Nelson Akimoto, lembra que desde 2016, com a criação do Núcleo de Sustentabilidade, estava nos planos da ACIC a organização de um relatório de sustentabilidade. “Foi muito importante esse tempo de maturação e nivelamento de conceitos entre diretoria, nucleados, associados e equipe interna. Contamos com muitas inspirações de empresas associadas e pessoas engajadas em difundir esse conceito e a prática da sustentabilidade: muitas organizações já o descobriram e hoje podemos dizer que somos uma delas. Essas empresas estão mais conscientes e têm como diretrizes para o seu desenvolvimento ações que equilibram a busca pelo econômico, sendo socialmente justas e ecologicamente corretas. Para nós é muito importante o caminho que se percorre para atingir as metas e o impacto que elas podem ter na vida das pessoas e ao meio ambiente”.

O projeto fez parte de uma das ações planejadas no início deste ano pelo Núcleo de Sustentabilidade. Silvia assinala que o processo do relatório é de melhoria contínua. “Esse primeiro conta com os fatos ocorridos e alguns números da Acic, mas a ampliação já faz parte do processo de elaboração do próximo documento, quando aumenta a sua complexidade”.

O relatório está disponível no site da ACIC: www.acichapeco.com.br. (MB Comunicação).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios