Geral

ACIC e Câmara Italiana de Comércio e Indústria buscam oportunidades de negócios

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) recebeu, nesta semana, representantes da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, órgão oficial e reconhecido pelo Governo Italiano. O objetivo da reunião foi aproximar as duas instituições para potencializar o comércio bilateral entre o Brasil e a Itália. Participaram o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o diretor executivo da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, Fernando Morales Cascaes, representantes da Conexão Torus, Mariane Baldissera e Simone Souza, nucleados e associados da ACIC.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS  EM SEU WHATSAPP

O presidente da ACIC ressaltou que a entidade está aberta e aposta nas oportunidades de internacionalização. “Chapecó e a região já têm parcerias com a Itália há anos, desenvolvendo e buscando novos negócios. O perfil empreendedor italiano é importante para o Oeste e nos aproximar da Câmara Italiana é mais uma maneira de incentivar e prosperar na internacionalização”, realçou.

A intenção também é desenvolver ações com o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, que esteve representado na reunião pelo tesoureiro, Roque Edson Schoninger.

De acordo com Cascaes, a Câmara Italiana quer intensificar a atividade de internacionalização de empresas catarinenses e descentralizá-la. “Temos sede em Florianópolis, mas almejamos estar mais próximos de todas as regiões. Santa Catarina tem um potencial muito forte e uma diversidade econômica grande. Isso tem que ser aproveitado e demonstrado para a Itália, aproximando o empresariado catarinense do italiano”.

Uma das maneiras de aproximação das empresas é por meio das associações empresariais. “Chapecó é uma região importante, com um perfil de empreendedorismo com características italianas”, comentou Cascaes, ao acrescentar que através da ACIC é possível pensar em ações conjuntas para promover e fortalecer os negócios entre os dois países, contribuindo para desenvolver a economia da região e de todo o Estado.

As Câmaras Italianas são um setor comercial do governo do país para internacionalizar os negócios. São 81 instituições presentes em 57 países nos cinco continentes. “Atuamos em rede e, em Santa Catarina, queremos agregar as associações comerciais para unir forças para que tenhamos um hub de negócios”, frisou Cascaes. A Câmara atua com oito verticais, criadas a partir das características da economia catarinense e italiana: moda, tecnologia e inovação, cidades inteligentes, agrobusiness, inteligência de informação, turismo e hotelaria, economia circular e relacionamentos institucionais.

A visita da Câmara Italiana de Comércio e Indústria foi viabilizada pelo empresário e ex-presidente da ACIC, Nelson Akimoto. Além da entidade, a comitiva se reuniu com representantes da Deatec, do Pollen Parque, da Unochapecó, da Unoesc e do Prefeitura de Chapecó. Por MB Comunicação

 

 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios