DestaqueEducação

Ação de saúde aborda a temática Lixo Zero

Seguindo as premissas do Programa Lixo Zero instituído pelo Município de Chapecó, todas as Secretarias e Serviços estão implantando atitudes que seguem essas recomendações. Uma delas foi realizada pela Equipe de Estratégia Saúde da Família do bairro Jardim América em parceria com os estudantes da décima fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com alunos da Escola Básica Municipal Guido Mantelli.

Nessa atividade, foi trabalhada a temática “Lixo Zero” com cerca de 40 estudantes da 1ª, 2ª e 4ª séries. As equipes de saúde falaram sobre os cinco princípios: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. Esses princípios discorrem acerca do descarte correto dos resíduos, reutilização dos mesmos, a diminuição do consumo e, da reciclagem. Depois dessa conversa inicial, as crianças confeccionaram brinquedos a partir de garrafas pet, incentivando, dessa forma, a ideia da reutilização dos materiais recicláveis.

Em Chapecó, o Programa Lixo Zero foi lançado em 12 de fevereiro, por meio do Decreto nº 36.637/2019. O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração.

De acordo com Láisa Jantsch Bandeira, coordenadora do Centro de Saúde da Família do bairro Jardim América, dessa forma, por meio da atividade desenvolvida na escola foi possível esclarecer o que é o lixo e, orientar as crianças e seus familiares a mudarem seus modos de vida e práticas. A ideia foi ensinar formas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. (Informações Secom/PMC).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios