
A plataforma SC Fácil completa, nesta quinta-feira (2), o primeiro mês de funcionamento, reforçando o compromisso do Governo do Estado de Santa Catarina com a transformação digital. Atualmente, a aplicação reúne 530 funcionalidades já digitalizadas da Carta de Serviços do Estado, o que representa mais de 95% das demandas digitais da população catarinense, garantindo atendimento rápido, sem filas e acessível a qualquer hora e lugar.
“O SC Fácil é a plataforma oficial do Governo de Santa Catarina. Já iniciamos com uma oferta expressiva e significativa, disponibilizando mais da metade dos serviços públicos de forma digital. Com o trabalho integrado, vamos avançar até que todos os serviços estejam disponíveis na aplicação”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy.
As inovações propostas têm apresentado adesão rápida e significativa dos usuários. Apenas durante o mês de setembro, mais de 1 milhão de acessos foram registrados nos serviços digitais do Governo – páginas do SC Fácil e Portal de Serviços do Estado. Além do acesso digital, a população também aprova as funcionalidades: 83% das avaliações recebidas são positivas.
O aplicativo reúne uma variedade de serviços, como emissão de documentos e notas fiscais, segunda via de faturas de água e luz, agendamentos, consultas e boletins de ocorrência. Com o SC Fácil, o cidadão já tem acesso direto a 56% dos serviços do Governo do Estado e de empresas como Celesc e Casan.
Outros serviços públicos já estão mapeados oficialmente. A meta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) é integrar, nos próximos meses, a totalidade dos serviços à plataforma.
De acordo com o secretário Usuy, a iniciativa segue o plano de governo determinado pelo governador Jorginho Mello. “O objetivo é aproximar o atendimento público do catarinense, reduzindo deslocamento, custo e filas. É uma mudança na cultura da gestão pública”, destaca.
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Governo Digital: mais próximo do catarinense
A plataforma SC Fácil faz parte da estratégia de Governo Digital, liderada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A medida busca a modernização da gestão pública estadual, aproximando cada vez mais a população da administração e facilitando o acesso aos serviços.
A exemplo, o serviço de emissão da segunda via da fatura de energia elétrica da Celesc leva em média 40 segundos para ser concluído no SC Fácil, proporcionando mais agilidade e comodidade para a população.
“Está prevista, para este ano, a capacitação de mais de 130 servidores, de todas as secretarias e órgãos do Governo, para atuarem em conjunto na transformação digital. O benefício é mútuo: o cidadão tem os serviços na palma da mão, e o servidor conta com a padronização, integração e eficiência dos processos”, explica o gerente de Governo Digital da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, André Brito Salustiano. “Dessa forma, devemos atingir a totalidade dos serviços integrados à plataforma nos próximos meses”, conclui.
Como acessar
A plataforma está disponível para download nas lojas digitais, compatível com dispositivos Android e iOS. Para quem utiliza computadores ou tablets, também é possível acessar via navegador em facil.sc.gov.br. O login é seguro, realizado por meio da conta gov.br.
O SC Fácil é desenvolvido totalmente pela administração pública, com gestão da SCTI, em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).