
A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta sexta-feira (5), uma sessão solene para conceder o Título de Cidadã Catarinense à deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), em reconhecimento à sua contribuição à vida pública nacional e à defesa de causas que impactaram de maneira significativa Santa Catarina.
A solenidade aconteceu no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e reuniu lideranças políticas, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil.
Primeiro orador a ir à tribuna, o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, Doreni Caramori, destacou a atuação de Renata em auxílio às empresas que sofreram prejuízos econômicos durante a pandemia de Covid-19, por meio de diversas iniciativas, entre as quais ressaltou a Lei Perse.
“A Renata nos liderou em um programa de sete leis parlamentares. O Perse, senhoras e senhores, foi o maior programa de desoneração fiscal depois do Simples Nacional. Um programa que colocou nas mãos dos empresários mais de 40 bilhões de reais”.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Na condição de proponente da outorga do título a Renata Abreu, a deputada Paulinha (Podemos) afirmou que a parlamentar paulista foi responsável direta pela manutenção de milhares de empregos e empresas do setor de eventos em Santa Catarina. Ela também citou as diversas áreas de atuação da deputada, como proteção às mulheres, crianças e adolescentes, defesa da causa animal e incentivo ao desenvolvimento econômico. “Ela atravessa todas as pautas, porque, se você tiver algo justo, algo que mereça a atenção deste país, ela vai te ouvir”, disse.
Ao final de seu pronunciamento, Paulinha se dirigiu diretamente à homenageada: “Então, meu bem, eu quero que tu leves contigo, no teu coração, o título que Santa Catarina te entrega, porque, a partir de hoje, além das tradições nordestinas que estão na tua alma, no teu peito, além do teu estado tão potente que é São Paulo, Santa Catarina também passa a ser a tua casa.”
O deputado Lucas Neves (Podemos), por sua vez, afirmou que o trabalho realizado por Renata Abreu em Brasília superou o compromisso com o povo de São Paulo, alcançando todo o país. Nesse sentido, declarou sua satisfação em participar da entrega do Título de Cidadã Catarinense à parlamentar paulista.
“É com muito orgulho que hoje nós vamos entregar a ti esse título. Toda vez que chegares aqui em Santa Catarina, vais te sentir também parte dessa terra, membro desse povo que sempre te acolherá com muito carinho e muito respeito.”
Já a homenageada agradeceu a todos os que atuaram para que a solenidade acontecesse. “Eu queria dizer da honra e da alegria que sinto aqui hoje em receber esse título de cidadã catarinense, o que só aumenta a nossa responsabilidade. E queria agradecer principalmente a cada um de vocês, que se deslocou dos quatro cantos do estado para estar aqui hoje, podendo participar desse momento que, para mim, tem um simbolismo tão grande.”
Finalizando os pronunciamentos da noite, o secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, que representou o governador Jorginho Mello no evento, destacou as contribuições de Renata Abreu a Santa Catarina, sobretudo no setor de turismo e na ampliação da participação das mulheres na política.
Sobre Renata Abreu
Nascida em São Paulo, Renata Hellmeister de Abreu é advogada e empresária, e atualmente exerce o terceiro mandato como deputada federal por aquele estado. Presidente nacional do partido Podemos, figura entre as 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Entre suas ações parlamentares de destaque, estão a relatoria da Lei Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), que concedeu incentivos fiscais ao setor de eventos durante a pandemia de Covid-19, e a elaboração da proposta de emenda à Constituição que torna o acesso à internet um direito fundamental. Ela também é autora de diversas leis em áreas como proteção à mulher e valorização da advocacia.
Agência AL